Como resetar o iPhone

Como resetar o iPhone

Por Lucas Wetten | Editado por Bruno Salutes | 26 de Janeiro de 2022 às 10h55
Foto: Tyler Lastovich (Unsplash)

Formatar e resetar o iPhone pode ser bastante útil em algumas situações, sendo a mais comum delas uma eventual venda do seu aparelho usado. Como a restauração retoma as configurações originais de fábrica do dispositivo, todos os dados do smartphone são apagados, o que possibilita que o novo dona possa configurar o iPhone ao seu modo e que os dados do antigo dono não possam ser acessados de forma alguma.

O segundo caso em que a formatação é indicada tem a ver com eventuais problemas de funcionamento no aparelho. Se o seu iPhone estiver lento ou travando frequentemente, a redefinição do mesmo pode ser uma boa saída. Pelo fato de a operação zerar o smartphone, bugs e falhas podem ser corrigidos através deste processo.

Independentemente do motivo, lembre-se de fazer o backup do seu iPhone antes da restauração, já que todos os arquivos serão apagados. De qualquer forma, será solicitado que você faça ou não o backup dos seus dados durante o procedimento de redefinição do aparelho.

Um outro ponto que vale ser mencionado é que é possível resetar as configurações gerais do seu iPhone, como ajustes de rede, dicionário do teclado, layout da Tela de Início e ajustes relacionados à Localização e Privacidade, sem de fato apagar nenhum dos seus dados. Para fazer isto, basta ir em Ajustes > Geral > Redefinir e escolher o tipo de configuração que deseja redefinir.

Já para apagar todos os dados do seu aparelho, o caminho é diferente. Aprenda nos passos a seguir como formatar e resetar o seu iPhone, seja pelas próprias configurações do aparelho, através de um Mac ou de um PC:

Resetar o iPhone pelos Ajustes

  1. Nos Ajustes do seu iPhone, entre em "Geral";

  2. Na tela seguinte, desça tudo e clique na opção "Transferir ou Redefinir o iPhone";

  3. Ao entrar na tela de redefinição, selecione a opção "Apagar Conteúdo e Ajustes";

  4. Aguarde até que o backup do iCloud seja feito e confirme a ação. Caso você já tenha feito um backup ou não queira fazer o backup dos seus dados, clique em "Omitir backup", confirme a ação e aguarde que o iPhone reinicie e comece a redefinição;

  5. A restauração levará alguns minutos, por isso, deixe o aparelho conectado a uma fonte de energia durante todo o processo. Ao final, o iPhone estará pronto para recomeçar com todas as configurações originais de fábrica.
Resete o seu iPhone através das configurações do próprio aparelho (Captura de tela: Lucas Wetten)

Resetar o iPhone através de um Mac

Mac com o sistema macOS 10.15 Catalina ou posterior

  1. Conecte o iPhone ao seu Mac e abra o Finder. Será necessário confirmar a ação na aba de "Confiar Neste Computador?" e com o código de acesso do seu aparelho;

  2. Selecione o seu iPhone na tela e localize a opção de "Restaurar";

  3. A restauração levará alguns minutos, por isso, deixe o aparelho conectado ao Mac durante todo o processo. Ao final, o iPhone estará pronto para recomeçar com todas as configurações originais de fábrica.

Mac com o sistema macOS 10.14 Mojave ou anterior

  1. Conecte o iPhone ao seu Mac e abra o iTunes. Será necessário confirmar a ação na aba de "Confiar Neste Computador?" e com o código de acesso do seu aparelho;

  2. Selecione o seu iPhone na tela e localize a opção de "Restaurar";

  3. A restauração levará alguns minutos, por isso, deixe o aparelho conectado ao Mac durante todo o processo. Ao final, o iPhone estará pronto para recomeçar com todas as configurações originais de fábrica.

Resetar o iPhone através de um PC com Windows

  1. Antes de qualquer coisa, baixe o iTunes para Windows, o que pode ser feito pela Microsoft Store;

  2. Após baixá-lo e instalá-lo, conecte o iPhone ao seu PC e abra o iTunes. Será necessário confirmar a ação na aba de "Confiar Neste Computador?" e com o código de acesso do seu aparelho;

  3. Selecione o seu iPhone na tela e localize a opção de "Restaurar";

  4. A restauração levará alguns minutos, por isso, deixe o aparelho conectado ao PC durante todo o processo. Ao final, o iPhone estará pronto para recomeçar com todas as configurações originais de fábrica.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.