Como travar iPhone roubado

Como travar iPhone roubado

Por Thiago Furquim | Editado por Guadalupe Carniel | 15 de Junho de 2022 às 07h00
Imagem: Revendo/Unsplash

Os usuários que se preocupam com a exposição das suas informações e dados pessoais podem buscar sobre maneiras de como travar iPhone roubado. Afinal, é importante que o dispositivo esteja bloqueado e com apps importantes, como de mensagens e bancos, inacessíveis.

Ainda que o iPhone conte com biometria e código de bloqueio para impedir acessos não autorizados, existem mais precauções que devem ser tomados. É importante que você siga nossas 12 dicas para aumentar a segurança do iPhone que podem ajudar a tornar seu smartphone da Apple ainda mais protegido.

Você também pode bloquear o acesso de aplicativos do seu iPhone por segurança com o Tempo de Uso, inserindo um código de bloqueio alternativo. Clique aqui para ver nosso tutorial completo e proteger apps com dados sensíveis, como o WhatsApp, Telegram e demais apps bancários.

Se o seu iPhone foi roubado ou furtado, não há como realizar configurações de software para proteção dos dados à distância. No entanto, você pode seguir algumas dicas para manter o dispositivo protegido e, até mesmo, apagá-lo. Veja como:

1. Busque pelo iPhone

É importante localizar o iPhone no mapa antes de tomar uma medida mais radical. Para isso, inicie uma sessão no site icloud.com/find ou utilize um dispositivo Apple compatível com o app Buscar.

Localize o iPhone pelo app Buscar ou pelo site do iCloud (Imagem: Thiago Furquim/Canaltech)

2. Coloque o iPhone modo Perdido

É possível por o iPhone em modo Perdido para ser bloqueado remotamente com um código de acesso. Assim, as informações contidas no aparelho ficam mais seguras e, se puder recuperá-lo, conseguirá ter todos os dados acessíveis novamente. Além disso, esse recurso também desativa o Apple Pay e impossibilita compras com cartão cadastrado.

Você também pode inserir uma mensagem personalizada para ser exibida no aparelho. Essa é uma boa medida caso você tenha esquecido em um táxi, Uber ou em um local público. Para isso, com uma sessão ativada, basta clicar em "Modo Perdido" no site icloud.com/find e seguir as instruções na tela. Você também pode utilizar um dispositivo Apple compatível com app Buscar.

Ative o modo Perdido no iPhone para bloquear o acesso aos dados (Imagem: Thiago Furquim/Canaltech)

3. Bloqueie o MEI

Solicite à sua operadora de telefonia o bloqueio do IMEI cadastrado no iPhone para impedir que sejam feitas ligações ou utilização dos dados móveis. Lembre-se de que apenas o iPhone 11 e posteriores podem ser rastreados sem uma conexão com a internet ou desligados. Então. entre em contato por um dos canais de atendimento abaixo:

  • Claro: 1052
  • Oi: 1057
  • Tim: *144 ou 1056
  • Vivo: *8486 ou 1058

4. Apague o iPhone remotamente

Se você tiver certeza de que não irá recuperar o dispositivo, o melhor caminho é apagá-lo para garantir que ninguém irá conseguir ter acesso aos seus dados. Essa tarefa pode ser feita de forma remota, diretamente pelo site icloud.com/find.

Basta, então, iniciar uma sessão e clicar em "Todos os Dispositivos". Depois, selecione o iPhone perdido e clique em "Apagar iPhone", na janela suspensa ao lado direito da tela.

Apague o iPhone remotamente (Imagem: Thiago Furquim/Canaltech)

5. Remova o iPhone da lista de confiáveis

Após seguir os passos acima, você deve concluir a exclusão do iPhone em sua conta ID Apple. Para isso, acesse o site appleid.apple.com e remova o smartphone da lista de dispositivos confiáveis. Você também pode utilizar um dispositivo Apple compatível com app Buscar.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.