/i592372.jpeg)
Atualização para iOS 15.5 já está disponível
A Apple liberou a versão final do iOS 15.5 e iPadOS 15.5 para os donos de iPhone nesta segunda-feira (16). A atualização chega após quatro betas e uma atualização Release Candidate, distribuída na semana passada.
- iOS 16 pode ter nova forma de interagir com apps da Apple
- 6 aplicativos para checar o que há de errado no seu celular
A atualização é menor em termos de inovação, mais voltada para atender aos anseios dos desenvolvedores de programas e ajustar o sistema para futuras melhorias. O macOS 12.4 também foi lançada para os usuários de notebooks e computadores de mesa da Maçã.
Como de costume, a gigante de Cupertino costuma liberar gradualmente o acesso ao update, portanto pode levar algumas horas até o seu dispositivo ser notificado. Essa possivelmente é a última versão do sistema até a chegada da prévia do iOS 16.
Confira as novidades do iOS 15.5
Ajustes do aplicativo de clima
O iOS 15.5 adicionou um botão "Reportar um problema" na parte inferior do aplicativo Tempo. A ideia é receber feedback do usuário quando encontrar algo de errado, como uma condição meteorológica indevida, falhas na localização e outros ajustes.
Apple Podcasts
/i460471.jpeg)
O Apple Podcasts incluiu uma nova configuração para limitar os episódios armazenados no seu iPhone e excluir automaticamente os mais antigos. Esse recurso deve ajudar a otimizar o espaço nos telefones, já que podcasts podem ocupar bastante espaço na memória dos aparelhos.
Locais sensíveis do Fotos
A Apple adicionou uma lista de "Locais Sensíveis" ao aplicativo Fotos para impedir a marcação de fotografias tiradas nestes lugares no recurso de memórias. Essas são as regiões:
- Memorial do Yad Vashem;
- Campo de concentração de Dachau;
- Museu do Holocausto dos EUA;
- Campo de concentração de Majdanek;
- Memorial do Holocausto em Berlim;
- Fábrica de Schindler;
- Campo de extermínio de Belzec;
- Casa de Anne Frank
- Campo de extermínio de Sobibor;
- Campo de extermínio de Treblinka;
- Campo de extermínio de Chelmno-Kulmhof;
- Campo de concentração de Auschwitz-Birkenau
Ainda não está claro no momento, mas é possível que o aplicativo permita futuramente que o próprio usuário defina esse conceito. Nesse caso, você poderia excluir fotos tiradas em um lugar onde ocorreu um acidente, um fato negativo ou qualquer outra coisa que faça a pessoa reviver o sentimento ruim.
Apple Cash
/i593147.jpeg)
O Apple Pay Cash chega com dois novos botões para solicitação e envio de dinheiro. O objetivo é tornar o sistema mais versátil para reduzir a necessidade de recorrer a aplicações de terceiros para fazer esse tipo de remessa.
Além disso, o iTunes Pass, disponível no aplicativo Wallet, agora se chama “Apple Account Card”. A funcionalidade não deve mudar, logo se você comprar um Apple Gift Card ou adicionar dinheiro ao seu ID Apple, o saldo poderá ser usado para comprar produtos na Apple Store, bem como aplicativos, músicas, filmes e assinaturas.
API do Apple Music e Apple Classical
/i590805.png)
Outra novidade é a reintegração da API do Apple Music, que permitirá aos desenvolvedores ajustar o ritmo e as velocidades de reprodução das músicas nos apps de terceiros. Esse recurso havia sido removido devido a conflitos de segurança, mas retorna agora com a promessa de tornar o sistema da Maçã mais amigável para músicos e dançarinos.
O Apple Classical, uma versão do streaming de música voltada para amantes da música clássica, tem várias referências na beta, mas ainda não deve chegar agora. Desde quando comprou a Primphonic em 2021, os fãs do gênero aguardam a introdução das músicas clássicas no rol de produtos da Maçã.
Apple Classical References in the Music app. "Open in Apple Classical" "Open this in the new app designed for classical music." "A Shortcut to Apple Classical" pic.twitter.com/1KgTxbOTmK
— Steve Moser (@SteveMoser) April 5, 2022
Apesar disso, o aplicativo do Apple Music contém referências para animar os fãs do gênero. Pelo menos três itens no código-fonte (ver acima) dão a entender que o programa de música clássica pode chegar logo para o iPhone.
Novidades do MacOS 12.4
A principal mudança visível do macOS 12.4 é o lançamento da versão estável do Controle Universal. O software estava em beta há alguns meses e finalmente chega de modo definitivo, embora sem nada de novo.
Como o nome sugere, o Controle Universal permite usar um único teclado, mouse ou trackpad para mover o cursor, digitar e até copiar conteúdo entre dispositivos. Cada aparelho mostra a própria tela e apps, mas você pode comandá-los sem precisar emparelhar acessórios diferentes.
O macOS Monterey 12.4 também adicionou um novo papel de parede comemorativo e um recurso que permite limitar os episódios armazenados no Apple Podcasts. O sistema traz também suporte ao Studio Display Firmware Update 15.5.
Essa falta de novidades não chega a surpreender, tendo em vista que a Apple está focada na atualização das próximas versões de seus sistemas operacionais. Com a WWDC mais próxima, a gigante de Cupertino deve estar em fase de conclusão dos ajustes para liberar a primeira versão beta do iOS 16 e do macOS 13 em 6 de junho de 2022.
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.