iOS 16 pode ter nova forma de interagir com apps da Apple

iOS 16 pode ter nova forma de interagir com apps da Apple

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 16 de Maio de 2022 às 10h53
Reprodução/Apple

O iOS 16 introduzirá uma repaginada em apps nativos da Apple, aposta o jornalista da Bloomberg Mark Gurman. Em uma recente edição da sua newsletter Power On, o analista de mercado reviu as próprias expectativas quanto ao novo SO e acredita que a atualização apresentará “novas formas de interagir” com aplicativos.

“Embora eu não espere que a Apple apresente uma reformulação completa do software, deve haver grandes mudanças em todo o sistema, novas maneiras de interagir e alguns novos aplicativos da Apple”, escreveu em um trecho do boletim de notícias.

Interface do iOS deve continuar familiar, mas apps podem passar por boa repaginada (Imagem: John Appleseed/Unsplash)

Quando menciona “novos” apps, Gurman pode se referir não somente a aplicativos inéditos, mas programas retrabalhados profundamente. Esse tipo de transformação já acontece em atualizações do iOS, mas talvez o pacote seja mais notável do que os anteriores.

Nesta nova avaliação, Gurman não contraria sua previsão anterior, mas enfim acrescenta detalhes sobre o que ele espera para o novo SO. Novamente, o jornalista não é específico com o que o sistema deve trazer de novidade, mas ao menos ilumina o que usuários devem esperar da próxima grande conferência da Apple, a WWDC.

É possível que o sistema receba retoques visuais pontuais em alguma seção ou outra — Gurman só acredita, porém, que serão discretos. A interface do iOS 16 deve continuar familiar em usabilidade e aparência, preservando em grande parte o design introduzido no iOS 7.

Grande update para o watchOS 9

Quanto ao sistema operacional para Apple Watches, Gurman acredita que a Apple será mais ambiciosa. “As notícias relacionadas ao watchOS 9 serão bem significantes também”, disse em um trecho da newsletter.

Em uma edição anterior da coluna, Gurman mencionou que a próxima fase do ecossistema introduziria um novo sistema de notificações e novidades para as ferramentas de monitoramento de saúde — ambos possivelmente relacionados com os relógios inteligentes da Maçã. Contudo, ele não forneceu detalhes sobre suas apostas.

WWDC vem aí

Pelo menos, o suspense da Apple está perto de chegar ao fim. A WWDC 2022, evento em que a companhia deve apresentar inovações em software, está marcada para 6 de junho. Lá, a empresa deve destrinchar o novo SO, dar detalhes sobre as adições em aplicativos e mais.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.