Publicidade

6 aplicativos para checar o que há de errado no seu celular

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 15 de Maio de 2022 às 13h00

Link copiado!

QuinceCreative/PixaBay
QuinceCreative/PixaBay

Quando começa a apresentar problema, muita gente não tem ideia de como saber o defeito do celular, mas alguns aplicativos podem ajudar a checar o que há de errado no seu aparelho. É claro que isso não substitui uma ida ao técnico quando as coisas realmente estragaram, porém, pode auxiliá-lo a resolver coisas mais simples.

Esta lista de aplicativos terá soluções tanto para Android quanto para iPhone (iOS), pois o objetivo é ajudar o maior número de pessoas possíveis. Vale lembrar que o sistema do Google, por ser mais livre, tem um conjunto de opções mais amplo do que o rival da Apple.

Confira a seguir a seleção com apps para checar o que há de errado no seu celular:

Continua após a publicidade

6. Phone Doctor Plus

Como o nome sugere, o Phone Doctor Plus é como levar o celular a um médico. O aplicativo permite a execução de uma série de verificações no hardware do aparelho para garantir que tudo esteja funcionando corretamente.

O programa tem uma interface bonita e intuitiva para permitir a utilização até por pessoas pouco familiarizadas com tecnologia. São cerca de 30 testes para seu aparelho, como:

Continua após a publicidade
  • checagem de pixels mortos (dead pixels) na tela
  • capacidade de resposta da tela sensível ao toque
  • conexão do celular com rede móvel ou Wi-Fi
  • sensores de umidade, pressão e temperatura
  • memória, armazenamento e processamento da CPU
  • verificação da integridade da bateria

Os resultados são exibidos como estrelas para facilitar a visualização de problemas: cinco estrelas significa funcionamento perfeito e zero indica algo de errado. Um dos recursos mais úteis é a mensuração da vida da bateria, pois permite recalibrar e aprimorar o dispositivo de energia do seu telefone.

5. Phone Diagnostics for iPhone and Android

Continua após a publicidade

Disponível para iPhone e Android, o Phone Diagnostics é parecido com o Doctor Plus e oferece uma variedade de testes para verificar sua tela sensível ao toque, câmera, alto-falante, microfone, Wi-Fi, acesso celular e outros componentes básicos. A vantagem é a interface um pouco mais amigável, com muitas imagens e ícones.

Basta tocar no botão do teste que deseja executar ou escolher o "Iniciar" para executar todos os testes, um após o outro. A verificação do multitoque, por exemplo, pede que você coloque três dedos simultaneamente na tela para mensuração. Já o teste de câmera vai solicitar uma fotografia frontal e traseira para checar a qualidade.

Diferentemente do antecessor, o aplicativo não gera relatórios ou resultados escritos. Quando tudo corre conforme o planejado, o botão do teste se torna verdade. Se alguma falha for encontrada, o vermelho será a cor exibida para indicar a necessidade de uma ação.

Continua após a publicidade

A versão básica é gratuita e permite a execução de todos os testes, porém tem anúncios. Se quiser uma experiência mais completa, poderá pagar uma quantia (os valores são diferentes no Android e no iOS) para remover propagandas.

4. Dead Pixels Test and Fix

Continua após a publicidade

Um dos problemas recorrentes nas telas e monitores modernos são os pixels mortos, ou dead pixels. Sabe aqueles pontinhos pretos que ficam na tela e você até pensa ser sujeira? São resquícios de um pixel que parou de funcionar e ficará lá para sempre daquele jeito.

O Dead Pixels Test and Fix executa uma verificação um pouco mais aprimorada para identificar qualquer pixel morto. A vantagem do app é a possibilidade de corrigir possíveis falhas gráficas, de pixels presos, pontos escuros ou brilhantes e imagens fantasmas.

Embora os dead pixels não causem queda de desempenho nem nada disso, é um inconveniente na exibição de seus programas, jogos ou mídias favoritas. O programa exibe várias barras coloridas na tela para identificar as falhas, em um processo que pode levar de poucos minutos a mais de uma hora para ser concluído.

Continua após a publicidade

3. Repair System for Android

O Repair System for Android é um aplicativo com vários recursos voltados para software, como limpador de arquivos inúteis, impulsionador de recursos do telefone, melhoria de jogos e escaneamento de vírus. O rastreamento analisa e corrige erros relacionados à inicialização, sistema de arquivos e memória RAM.

O programa também conta com um sistema de disgnóstico de falhas no telefone, monitoramento da temperatura para resfriar o CPU e reparo de problemas no hardware. Quando identifica algo, o programa indica onde está o mal-funcionamento e recomenda a substituição da peça defeituosa.

Continua após a publicidade

É possível também verificar se o acesso root (SuperUsuário ou SU) está configurado e funcionando com o Root Checker. Esse é um procedimento necessário para quem deseja ter mais controle sobre as modificações no aparelho.

  • Link para baixar o Repair System: Android 🤖

2. TestM

Continua após a publicidade

O TestM permite verificar o hardware, os sensores e os componentes do seu iPhone ou Android para garantir que tudo esteja funcionando corretamente. O aplicativo também ajudar a identificar problemas e obter informações completas para consertar seu smartphone ou tablet.

O diagnóstico dos componentes é bastante completo ao entregar mais de 20 testes abrangentes:

  • Tela: sensibilidade ao toque, 3D Touch;
  • Som: alto-falantes, fone de ouvido, microfone, fones de ouvido;
  • Movimento: Giroscópio, Acelerômetro, Bússola;
  • Conectividade: WiFi, Bluetooth, Celular, GPS;
  • Hardware: Sensor de luz, carregador, vibração, sensor de proximidade, sensor de impressão digital;
  • Teste de câmera: câmera frontal, câmera traseira, flash LED

O curioso é o sistema de verificação de IMEI para você saber antes se está comprando um telefone roubado ou se é desbloqueado para uso no seu país. Quando localiza uma falha, o programa indica qual componente precisa ser reparado e até indica onde você pode levar seu iPhone ou iPad para consertar nas proximidades.

Continua após a publicidade

1. Run Diagnostics para celulares Samsung

A linha de smartphones Galaxy, da Samsung, possui uma ferramenta de diagnóstico integrada que pode ser acessada pelo teclado. Abra o aplicativo Telefone, toque em Teclado e digite *#0*#. Uma tela de diagnóstico aparecerá com botões para uma variedade de testes.

Continua após a publicidade

Por não ter ícones e apresentar uma interface bem simples, é indicado apenas para quem tem familiaridade com inglês. Mesmo assim, é uma solução bastante indicada por ser algo da própria fabricante, que não precisa de instalação extra, e voltado para técnicos que precisam identificar problemas nos aparelhos.

Tocar em Red, Green ou Blue exibe as cores correspondentes para testar os pixels da tela. É possível verificar também a qualidade do áudio, a vibração, a tela sensível ao toque, o acelerômetro e outros sensores do aparelho.

Quando acabar o teste, é só tocar no botão voltar para retornar à home do celular. O utilitário não emite relatórios nem dados extras, logo não é indicado para quem precisa fornecer dados para técnicos.

  • Link para baixar o Run Diagnostics: não é necessário (somente para smartphones Samsung Galaxy)