6 aplicativos para checar o que há de errado no seu celular

6 aplicativos para checar o que há de errado no seu celular

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 15 de Maio de 2022 às 13h00
QuinceCreative/PixaBay

Quando começa a apresentar problema, muita gente não tem ideia de como saber o defeito do celular, mas alguns aplicativos podem ajudar a checar o que há de errado no seu aparelho. É claro que isso não substitui uma ida ao técnico quando as coisas realmente estragaram, porém, pode auxiliá-lo a resolver coisas mais simples.

Esta lista de aplicativos terá soluções tanto para Android quanto para iPhone (iOS), pois o objetivo é ajudar o maior número de pessoas possíveis. Vale lembrar que o sistema do Google, por ser mais livre, tem um conjunto de opções mais amplo do que o rival da Apple.

Confira a seguir a seleção com apps para checar o que há de errado no seu celular:

6. Phone Doctor Plus

(Imagem: Reprodução/App Store)

Como o nome sugere, o Phone Doctor Plus é como levar o celular a um médico. O aplicativo permite a execução de uma série de verificações no hardware do aparelho para garantir que tudo esteja funcionando corretamente.

O programa tem uma interface bonita e intuitiva para permitir a utilização até por pessoas pouco familiarizadas com tecnologia. São cerca de 30 testes para seu aparelho, como:

  • checagem de pixels mortos (dead pixels) na tela
  • capacidade de resposta da tela sensível ao toque
  • conexão do celular com rede móvel ou Wi-Fi
  • sensores de umidade, pressão e temperatura
  • memória, armazenamento e processamento da CPU
  • verificação da integridade da bateria

Os resultados são exibidos como estrelas para facilitar a visualização de problemas: cinco estrelas significa funcionamento perfeito e zero indica algo de errado. Um dos recursos mais úteis é a mensuração da vida da bateria, pois permite recalibrar e aprimorar o dispositivo de energia do seu telefone.

  • Link para baixar o Phone Doctor Plus: Android 🤖 | iPhone 🍎

5. Phone Diagnostics for iPhone and Android

Você pode testar a maioria dos recursos do telefone com esse programa (Imagem: Reprodução/Play Store)

Disponível para iPhone e Android, o Phone Diagnostics é parecido com o Doctor Plus e oferece uma variedade de testes para verificar sua tela sensível ao toque, câmera, alto-falante, microfone, Wi-Fi, acesso celular e outros componentes básicos. A vantagem é a interface um pouco mais amigável, com muitas imagens e ícones.

Basta tocar no botão do teste que deseja executar ou escolher o "Iniciar" para executar todos os testes, um após o outro. A verificação do multitoque, por exemplo, pede que você coloque três dedos simultaneamente na tela para mensuração. Já o teste de câmera vai solicitar uma fotografia frontal e traseira para checar a qualidade.

Diferentemente do antecessor, o aplicativo não gera relatórios ou resultados escritos. Quando tudo corre conforme o planejado, o botão do teste se torna verdade. Se alguma falha for encontrada, o vermelho será a cor exibida para indicar a necessidade de uma ação.

A versão básica é gratuita e permite a execução de todos os testes, porém tem anúncios. Se quiser uma experiência mais completa, poderá pagar uma quantia (os valores são diferentes no Android e no iOS) para remover propagandas.

  • Link para baixar o Phone Diagnostics: Android 🤖 | iPhone 🍎

4. Dead Pixels Test and Fix

O foco do app é desbloquear pixels presos e identificar pixels mortos na tela (Imagem: Reprodução/Play Store)

Um dos problemas recorrentes nas telas e monitores modernos são os pixels mortos, ou dead pixels. Sabe aqueles pontinhos pretos que ficam na tela e você até pensa ser sujeira? São resquícios de um pixel que parou de funcionar e ficará lá para sempre daquele jeito.

O Dead Pixels Test and Fix executa uma verificação um pouco mais aprimorada para identificar qualquer pixel morto. A vantagem do app é a possibilidade de corrigir possíveis falhas gráficas, de pixels presos, pontos escuros ou brilhantes e imagens fantasmas.

Embora os dead pixels não causem queda de desempenho nem nada disso, é um inconveniente na exibição de seus programas, jogos ou mídias favoritas. O programa exibe várias barras coloridas na tela para identificar as falhas, em um processo que pode levar de poucos minutos a mais de uma hora para ser concluído.

3. Repair System for Android

O aplicativo é um dos mais completos e faz varreduras também no sistema de arquivos (Imagem: Reprodução/Play Store)

O Repair System for Android é um aplicativo com vários recursos voltados para software, como limpador de arquivos inúteis, impulsionador de recursos do telefone, melhoria de jogos e escaneamento de vírus. O rastreamento analisa e corrige erros relacionados à inicialização, sistema de arquivos e memória RAM.

O programa também conta com um sistema de disgnóstico de falhas no telefone, monitoramento da temperatura para resfriar o CPU e reparo de problemas no hardware. Quando identifica algo, o programa indica onde está o mal-funcionamento e recomenda a substituição da peça defeituosa.

É possível também verificar se o acesso root (SuperUsuário ou SU) está configurado e funcionando com o Root Checker. Esse é um procedimento necessário para quem deseja ter mais controle sobre as modificações no aparelho.

  • Link para baixar o Repair System: Android 🤖

2. TestM

O TestM se destaca pela verificação de peças do seu celular Android ou iOS (Imagem: Reprodução/App Store)

O TestM permite verificar o hardware, os sensores e os componentes do seu iPhone ou Android para garantir que tudo esteja funcionando corretamente. O aplicativo também ajudar a identificar problemas e obter informações completas para consertar seu smartphone ou tablet.

O diagnóstico dos componentes é bastante completo ao entregar mais de 20 testes abrangentes:

  • Tela: sensibilidade ao toque, 3D Touch;
  • Som: alto-falantes, fone de ouvido, microfone, fones de ouvido;
  • Movimento: Giroscópio, Acelerômetro, Bússola;
  • Conectividade: WiFi, Bluetooth, Celular, GPS;
  • Hardware: Sensor de luz, carregador, vibração, sensor de proximidade, sensor de impressão digital;
  • Teste de câmera: câmera frontal, câmera traseira, flash LED

O curioso é o sistema de verificação de IMEI para você saber antes se está comprando um telefone roubado ou se é desbloqueado para uso no seu país. Quando localiza uma falha, o programa indica qual componente precisa ser reparado e até indica onde você pode levar seu iPhone ou iPad para consertar nas proximidades.

1. Run Diagnostics para celulares Samsung

Se você tem algum celular Galaxy poderá usar esse serviço sem baixar nenhum app adicional (Imagem: Reprodução/Samsung)

A linha de smartphones Galaxy, da Samsung, possui uma ferramenta de diagnóstico integrada que pode ser acessada pelo teclado. Abra o aplicativo Telefone, toque em Teclado e digite *#0*#. Uma tela de diagnóstico aparecerá com botões para uma variedade de testes.

Por não ter ícones e apresentar uma interface bem simples, é indicado apenas para quem tem familiaridade com inglês. Mesmo assim, é uma solução bastante indicada por ser algo da própria fabricante, que não precisa de instalação extra, e voltado para técnicos que precisam identificar problemas nos aparelhos.

Tocar em Red, Green ou Blue exibe as cores correspondentes para testar os pixels da tela. É possível verificar também a qualidade do áudio, a vibração, a tela sensível ao toque, o acelerômetro e outros sensores do aparelho.

Quando acabar o teste, é só tocar no botão voltar para retornar à home do celular. O utilitário não emite relatórios nem dados extras, logo não é indicado para quem precisa fornecer dados para técnicos.

  • Link para baixar o Run Diagnostics: não é necessário (somente para smartphones Samsung Galaxy)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.