Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Apple pode perder monopólio da App Store do iOS nos EUA

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 02 de Janeiro de 2024 às 16h45

Link copiado!

Mariia Shalabaieva/Unsplash
Mariia Shalabaieva/Unsplash
Tudo sobre Apple

A Apple pode ser processada pelo Departamento de Justiça dos EUA sob a acusação de práticas antitruste para manter o monopólio da App Store no iOS. De acordo com o Financial Times, a investigação estaria bem avançada e um eventual processo poderia significar a chegada de novas lojas de aplicativos de terceiros no sistema operacional dos iPhones.

O chefe da unidade de antitruste do Departamento de Justiça, Jonathan Kanter, revelou à reportagem que o departamento sonda as políticas da App Store há anos, mas o prazo para levar o caso à justiça pode ficar mais curto com as eleições presidenciais dos EUA em 2024 — mudanças na administração poderiam afetar a situação. 

Caso a investigação leve a um julgamento, uma eventual derrota da Apple representaria o fim do domínio da App Store. A Maçã provavelmente seria obrigada a liberar o sideloading, ou seja, a instalação de aplicativos a partir de diferentes fontes, como lojas de apps de terceiros. 

Continua após a publicidade

Vale lembrar que a empresa já precisa elaborar alternativas para estimular a concorrência no sistema operacional na União Europeia: a Lei de Mercados Digitais exige que a Apple mostre soluções para o problema até abril de 2025, e isso também deve influenciar na abertura para mais lojas. 

Julgamento do Google também preocupa

Esse não é o único problema: o caso EUA x Google, que avalia o monopólio do buscador, também pode ter um impacto massivo nas contas da Gigante de Cupertino. Um relatório aponta que a Apple supostamente recebe até US$ 20 bilhões por ano do Google para priorizar o mecanismo de busca da empresa no iPhone, no iPad e no macOS. 

Continua após a publicidade

O Financial Times apura que uma possível derrota da Gigante de Mountain View implicaria no fim desses pagamentos, o que pode criar um rombo nos lucros da Apple. 

Play Store foi considerada monopólio pelos EUA

O cenário atual também não favorece muito as Big Techs: recentemente, o Google perdeu um processo movido pela Epic Games nos EUA, no qual o Tribunal Judiciário determinou que a empresa cria um monopólio no Android com a Play Store, prejudicando concorrentes no desenvolvimento de apps. 

A empresa já anunciou que vai adotar medidas para facilitar a instalação de apps por fora da loja, viabilizar mais formas de pagamento e pagar uma multa de até US$ 700 milhões.

Continua após a publicidade

Fonte: The Financial Times