Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

iOS 16.1 já está disponível; conheça 6 novidades da atualização

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 24 de Outubro de 2022 às 15h52

Link copiado!

Victor Carvalho/Canaltech
Victor Carvalho/Canaltech
Tudo sobre Apple

Hoje (24), a Apple enfim liberou o iOS 16.1, a primeira atualização complementar do seu sistema operacional de 2022. Como de costume, o update introduz uma série de funcionalidades previamente anunciadas pela empresa, mas colocadas num período experimental prolongado — portanto, não há tantas surpresas.

Confira agora seis grandes novidades do iOS 16.1:

6. Bibliotecas Compartilhadas do iCloud

Continua após a publicidade

Uma adição importante está nas Bibliotecas Compartilhadas do iCloud, a capacidade de usar álbuns compartilhados do iCloud. A ferramenta permite compartilhar fotos e vídeos da galeria pessoal (salva na nuvem) com outros cinco usuários, possibilitando também que contribuam com o álbum de memórias, editem fotos e marquem como favoritos.

Em complemento às Bibliotecas Compartilhadas, o iCloud recebeu uma série de funções extras:

  • Novos filtros de busca para alternar entre a Biblioteca Compartilhada, Biblioteca pessoal e ambas;
  • Compartilhamento automático de fotos e vídeos sob determinadas condições, como pessoas reconhecidas na foto, datas ou local;
  • Opções de privacidade e gerenciamento, dando controle sobre quem pode adicionar, editar, favoritar, legendar ou apagar fotos da Biblioteca Compartilhada;
  • Opção de compartilhamento automático de fotos e vídeos tirados pelo celular;
Continua após a publicidade

Não se confunda: as Bibliotecas do iCloud não são as mesmas coisas que álbuns compartilhados (função que existe há anos, inclusive). A nova funcionalidade é significativamente mais robusta e é interessante para ser usada por amigos próximos ou familiares que montam uma galeria conjunta, enquanto álbuns registram momentos ou tópicos específicos.

5. Live Activities

Os widgets “reforçados” da tela de bloqueio também chegarão no iOS 16.1. O recurso funciona como um complemento comum, mas com funcionalidades extras, como animações e informações atualizadas em tempo real.

Continua após a publicidade

Conforme a Apple demonstrou, as Live Activities colocarão detalhes sobre delivery de comida, tempo de espera de corridas, placares de jogos ao vivo e outras informações direto na tela de bloqueio e, no caso dos iPhone 14 Pro, também na Dynamic Island.

Essa função já estava disponível antes, vale ressaltar, mas somente para aplicativos da Apple. Agora, no iOS 16.1, outros desenvolvedores podem criar complementos próprios e enriquecer ainda mais a experiência.

4. Apple Fitness+

Não é mais necessário ter um Apple Watch para usar o serviço Apple Fitness+. Usuários interessados na rotina de atividades físicas do aplicativo podem utilizá-lo normalmente, mesmo sem o vestível da Apple.

Continua após a publicidade

3. Apple Wallet

Tornando o app ainda mais completo para o dia a dia, o Apple Wallet agora será capaz de compartilhar chaves (carros, quartos de hotel e outros) com outros usuários por mensagem, como o iMessage e o WhatsApp.

2. Porcentagem de bateria

Continua após a publicidade

A atualização também levará a exibição de porcentagem de bateria para iPhones mais velhos. Os modelos iPhone XR, iPhone 11, iPhone 12 e iPhone 13 mini poderão colocar a exibição numérica no canto superior direito da tela, o que facilita no gerenciamento de energia ao longo do dia.

1. Suporte ao Matter

No iOS 16.1, o padrão de conectividade de casas inteligentes Matter enfim chega aos iPhones. A tecnologia abre espaço para a criação de ecossistemas pessoais com acessórios, como lâmpadas, interruptores, eletrodomésticos e outros dispositivos inteligentes com maior interoperabilidade.

Continua após a publicidade

Atualize já

Como de costume, a Apple deve distribuir a atualização de forma gradativa entre usuários de dispositivos compatíveis. A lista inclui os modelos:

Se você usa algum desses aparelhos, fique atento às notificações de sistema dos próximos dias.