Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

YouTube confirma que vídeos do Shorts poderão ser monetizados

Por| 20 de Setembro de 2022 às 15h16

Link copiado!

Marco Verch/CCNull
Marco Verch/CCNull
Tudo sobre YouTube

Os vídeos do YouTube Shorts poderão, enfim, ser monetizados, confirmou o Google nesta terça (20). A novidade já havia sido antecipada pelo jornal New York Times, nesta semana, e agora chega de forma oficial com a promessa de agitar o mercado de vídeos curtos.

A intenção por trás desse movimento é bem óbvia: o Google mira o poderio imenso e cada vez maior do TikTok, grande responsável pela popularização do formato de vídeos nos últimos anos. Agora, o YouTube Shorts quer ser uma alternativa viável e provavelmente desfrutar do acesso facilitado que tem com alguns dos maiores criadores de conteúdo do mundo que fazem sucesso (e já ganham muito dinheiro) com o YouTube convencional.

“Fico orgulho de dizer que esta é a primeira vez que compartilhamento de receita real é oferecido a vídeos curtos em escala em qualquer plataforma”, celebrou o diretor de produto do YouTube Neal Mohan.

Continua após a publicidade

Aqui, vale lembrar que o TikTok possui, sim, um programa de compartilhamento de receita com seus criadores, mas ele ainda é bem restrito. Chamado de TikTok Pulse, o projeto atualmente permite que apenas 4% de todos os vídeos compartilhados na rede social sejam monetizados. No YouTube Shorts, as regras são as mesmas para qualquer outro canal e forma de publicação em vídeo na plataforma.

Mais músicas no Shorts

Além de garantir que os criadores poderão faturar alguns trocados com seus vídeos curtos, o YouTube confirmou hoje que o Programa de Parceiros levará acesso facilitado a músicas licenciadas. Assim, quem resolver se aventurar, não corre o risco de ter o conteúdo prejudicado por uso não autorizado de músicas.

YouTube Shorts monetizado

Continua após a publicidade

No mesmo evento em que apresentou as novidades, o YouTube confirmou que os criadores de Shorts poderão se inscrever no YouTube Partner Program a partir do começo de 2023. Os critérios para ganhar dinheiro com o YouTube Shorts são os seguintes:

  • Canal com pelo menos 1.000 inscrições;
  • 10 milhões de visualizações em 90 dias.

Cumprindo-se tal requisito, os vídeos curtos começaram a gerar receita tal qual ocorre com os vídeos tradicionais postados no canal.