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TikTok planeja compartilhar dinheiro de publicidade com criadores

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 05 de Maio de 2022 às 10h44

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Olivier Bergeron/Unsplash
Olivier Bergeron/Unsplash
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O TikTok planeja oferecer uma nova maneira de distribuir dinheiro para os criadores de conteúdo da plataforma. A ideia seria reservar uma parte do valor arrecadado com anúncios do TikTok Pulse para construir um programa de compartilhamento de receita com influenciadores, personalidades e estrelas em ascensão.

De acordo com a rede social, a exigência é ter pelo menos 100 mil seguidores e uma produção regular de vídeos. O Pulse está previsto para ser lançado nos Estados Unidos em junho de 2022, com expansão gradual para outros países no segundo semestre.

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O TikTok deve dividir a receita igualmente entre a empresa e os criadores, em um formato parecido com o adotado pelo Instagram — lá, o percentual é de 55% para os perfis que fazem posts com elevado engajamento. Segundo a rede, as propagandas apareceram sempre entre os "top 4%" de todos os vídeos, para garantir maior exposição.

Este não é um programa voltado para iniciantes, afinal não é qualquer pesseoa que consegue ultrapassar a barreira dos 100 mil seguidores. De qualquer forma, é uma estratégia interessante para atrair figuras de destaque de outras redes sociais para a plataforma da ByteDance.

Subsídio financeiro da criação

Hoje, uma das maiores dificuldades para quem vive da produção de conteúdo é obter renda do seu trabalho. Quem é artista ou famoso consegue lucrar a partir de posts patrocinados por grandes companhias, com presenças VIP em festas ou em trabalhos externos, mas quem ainda não chegou nesse patamar precisa correr atrás para obter dinheiro.

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Repassar parte da verba publicitária poderia incentivar mais criadores a produzir vídeos voltados para anúncios. Isso seria positivo para todos os envolvidos (anunciante, criador e TikTok), exceto para o usuário, que poderia ser bombardeado por conteúdos pagos.

A estratégia do TikTok parece ser certeira porque deve evitar que seus medalhões migrem para o Instagram ou outras redes mais lucrativas. Resta saber se o programa vai avançar como esperado e atrair a atenção de grandes marcas. Tudo será feito de forma experimental e com mensurações de dados para ver se a estratégia dará certo.

Fonte: TikTok