Como criar um link para o WhatsApp

Como criar um link para o WhatsApp

Por Kris Gaiato | Editado por Bruno Salutes | 04 de Janeiro de 2022 às 10h55
Matheus Bigogno/Canaltech

Dentre outros recursos para facilitar a conversa entre seus usuários, o WhatsApp permite criar um link com o seu número para que seja possível iniciar uma conversa sem necessariamente adicioná-lo à lista de contatos.

Essa solução é útil em diversos cenários, sobretudo para empreendedores que usam a internet para divulgar o seu negócio. A dica é inserir o link para o WhatsApp nas redes sociais da marca.

Aliás, antes era necessário recorrer a sites externos para gerar esse “atalho”. Felizmente, ao notar a demanda por uma solução nativa, o mensageiro passou a permitir a criação de links a partir de um endereço base.

Para fazer o seu, adicione o número do usuário no espaço indicado no endereço https://wa.me/<número>. É necessário inserir o código de área e o DDD. Não coloque traços ou parênteses, como no exemplo a seguir:

https://wa.me/552196312XXXX

Se você quiser reduzir o tamanho do link, é possível recorrer aos famosos encurtadores. Através dessa estratégia, o usuário consegue “encaixar” o endereço na biografia das redes sociais, ainda que haja pouco espaço livre.

  1. Acesse o Bit.ly (Android |iOS l Web) ou um dos encurtadores listados após o passo a passo. No campo indicado, cole o link que você acabou de criar. Por fim, toque no botão “Encurtar”;

    Para gerar um link encurtado para o WhatsApp, o usuário não precisa fazer cadastro no site (Captura: Kris Gaiato)


  2. Por fim, clique no comando “Copiar” para transferir o link reduzido para a área de transferência. Se preferir, use o atalho Ctrl+C no computador.
Em alguns sites, é possível personalizar o link e até mesmo gerar um Código QR para ele (Captura: Kris Gaiato)

Além do Bit.ly, um dos encurtadores mais populares, há também outras alternativas, como Encurtador; abre.ai; TinyUrl; Rebrandly; Tiny; e Url Grátis. Todos eles possuem o mesmo funcionamento e são inteiramente gratuitos.

Caso você tenha uma conta no WhatsApp Business, saiba que no momento do cadastro, o aplicativo gera um link automaticamente. Para acessá-lo, entre nas "Configurações" e selecione "Ferramentas comerciais". Feito isso, clique na opção "Link curto". Depois, basta copiar o endereço e compartilhar nas suas redes sociais. 

Aliás, ainda é possível habilitar uma mensagem automática, que é exibida como sugestão para os usuários que entrarem em contato através do link. Clique no botão próximo à mensagem padrão para editá-la.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.