Máquina do Tempo | Como era o visual antigo do Google
Por Thiago Furquim • Editado por Douglas Ciriaco |
O visual antigo do Google pode ser motivo de curiosidade para muitas pessoas que desejam saber mais sobre a origem do maior buscador da internet.
- Como testar o Bard, a IA do Google
- Além do Google: 8 sites de buscas que você precisa conhecer hoje mesmo
Como era o visual do Google
Fundado pelos estadunidenses Larry Page e Sergey Brin, o Google é uma das maiores empresas de tecnologia do mundo e sua ferramenta de busca é utilizada em praticamente todo o mundo para encontrar informações relevantes na internet. Vale ressaltar que apenas a China não tem acesso ao buscador.
O Google ainda oferece uma variedade de serviços e produtos, como o Gmail, o YouTube e o Android. Na internet, o buscador já passou por diversos visuais e adotou conceitos de design relevantes em cada época, mas sempre manteve uma identidade sólida: uma página com fundo branco com poucas informações e uma caixa de pesquisa para fazer buscas.
"Google" em 1996
Antes mesmo usarem o nome Google, Page e Brin deram início a um projeto de mecanismo de busca chamado BackRub. Esse nome foi escolhido devido ao modo como o algoritmo analisava backlinks para avaliar a relevância de um site.
Google em 1997
O nome Google apareceu logo em seguida, em 1997, na versão Beta do buscador. Sua funcionalidade era básica e pretendia ajudar pessoas a encontrar sites de maneira mais organizada e eficiente na web.
Google em 1998
Em 1998, o Google reforçou seu papel de organizar as informações disponíveis online e facilitar as buscas dos usuários. A plataforma rapidamente se destacou por sua simplicidade, velocidade e algoritmo de busca inovador.
Google em 1999
Já no ano de 1999, o Google adota uma abordagem visual mais simplificada em sua página de busca — conceito mantido até os dias atuais. A atenção fica para o logo, que ainda apresenta um ponto de exclamação e um design rudimentar.
Google em 2000
No início do novo milênio, o buscador adotou um estilo visual inovador em seu logo e incorporou formatos, cores e sombreamento que se mantiveram semelhantes por um longo período. Vale notar que essa foi a única vez em que a marca estava posicionada à esquerda da tela, não ao centro.
Google em 2005
Após passar por mudanças sutis no layout e modificações nos botões de menu, em 2005, o Google adotou uma abordagem visual mais simplificada em comparação aos anos anteriores. Nela, todas as ferramentas e ações do mecanismo de busca se concentravam principalmente no centro da tela.
Google em 2007
À medida que os serviços oferecidos pelo Google se expandiam, a empresa optou por tirar proveito do espaço de tela disponível do buscador e ampliou os recursos, incorporando pequenos botões na parte superior.
Google em 2011
Nos anos seguintes, o Google adota um design em seu logo que se situa entre o esqueumorfismo e o minimalismo. Na página de busca, um menu em tom preto se destaca no topo, em um dos momentos em que a harmonia simplificada da interface é deixada de lado.
Google em 2015
Apesar de o visual da página de busca permanecer semelhante, o Google adere de vez ao design minimalista e realiza uma mudança significativa no logo.
Google em 2018
Somente em 2018 o Google promove mudanças na página de busca e retorna a uma aparência mais simplificada. Um dos motivos importantes para isso foi a inclusão de um botão no canto superior direito da tela, que permite acesso aos serviços da empresa.
Na parte inferior, um menu levemente acinzentado exibe detalhes sobre o funcionamento dos métodos de busca, termos de privacidade e opções de configuração. Esse layout é semelhante ao atual.
Se você quer aproveitar os recursos que a empresa pode oferecer, aprenda a criar uma conta do Google.