Sergey Brin

Sergey Mihailovich Brin, Co-fundador do Google
  • Nascimento

    21 de Agosto de 1973 em Moscow, Rússia

  • Fortuna

    US$ 56,4 bilhões (2019)

Sergey Mihailovich Brin nasceu em 21 de agosto de 1973 em Moscou, União Soviética. Ele é presidente da Alphabet Inc, co-fundador e ex-presidente do Google, formado na Universidade de Maryland em Matemática e Ciências da Computação. Em 2012, a revista norte-americana Forbes o elegeu como a 24º pessoa mais rica do mundo.

O pai de Sergey Brin era professor da Universidade de Maryland e foi o primeiro a incentivar o filho a cursar matemática. Em 1990, matriculou-se na faculdade, formando-se em 1993. Depois, começou os estudos de pós-graduação em Ciência da Computação na Universidade de Stanford, em 1993, estagiava na Wolfram Research, fabricante do software Mathematica. Brin acabou conhecendo Larry Page em uma orientação para novos alunos de Stanford.

Em uma entrevista para a revista The Economista, Sergey Brin comentou que ele e Page discordavam na maioria dos assuntos, mas uma amizade surgiu logo depois. A dupla é autora de um dos documentos científicos mais baixados na história da internet, “The Anatomy of a Large-Scale Hypertextual Web Search Engine”. Os dois também passaram a trabalhar em um novo projeto, testando os sistemas de busca na web. Quando perceberam que tinham criado um motor superior para pesquisar na internet, suspenderam os estudos de doutorado para continuar o foco no projeto.

Page e Brin pediram dinheiro para familiares, amigos e colegas até juntarem o suficiente para comprar alguns servidores. A dupla criou o Google em 1998, o site de busca mais popular de toda a internet e dividem a responsabilidade pela empresa até hoje.