/i329956.jpeg)
O que é GitHub e como usá-lo
Profissionais dos mais variados segmentos utilizam portfólios para exporem seus trabalhos e apresentá-los para mostrar sua expertise profissional. Jornalistas criam blogs ou sites, assim como fotógrafos ou mesmo designers. Mas e quanto aos programadores?
- O que é necessário saber para ingressar em curso para ser um programador mobile?
- O que é open source?
- Como ativar o modo desenvolvedor no celular Android
Para eles, existe uma plataforma chamada GitHub onde programadores podem trabalhar em seus projetos, hospedando e gerenciando seus códigos que utilizam o sistema Git como base. Saiba mais sobre o que é o Git, a plataforma GitHub e como começar a usá-lo.
O que é o GitHub
O Git foi criado em 2005 por Linus Torvalds como um lugar para hospedar o código-fonte do Linux, já que a empresa que o mantinha, a BitKeeper deseja começar a cobrar pelo serviço. Sendo assim, nasceu este repositório para gerenciar códigos-fonte de maneira colaborativa.
Então, em 2008, foi lançada a versão web deste repositório, o GitHub, que atualmente é a maior nuvem de códigos, onde é possível trabalhar com códigos abertos, porém também permite que sejam gerenciados e trabalhos de forma privada apenas pela sua equipe.
Além da versão gratuita, o GitHub conta com dois planos pagos, um pacote intermediário por US$4 dólares/mês com suporte e armazenamento e, um premium por US$21 com mais recursos.
Como usar o GitHub
Passo 1: acesse oGitHub e clique em “Sign up for GitHub” para criar sua conta.

Passo 2: ao abrir a plataforma, existe um guia, que, para acessá-lo, basta clicar no botão “Read the guide”. Se desejar criar um repositório, entre por meio do botão “Create repository”.

Passo 3: defina o nome, descrição, se o repositório será público ou privado (podendo ser restrito apenas a você ou à sua equipe) e como ele será iniciado.

Passo 4: acesse o menu lateral para ter acesso a outras funcionalidades do GitHub.

Passo 5: o GitHub também funciona como uma rede social; você pode clicar em “Explore” para ver projetos, tendências e mais.

Passo 6: nesta seção, você pode explorar e procurar projetos que te interessam, por desenvolvedores ou repositórios, além de selecionar o idioma a ser usado.

Passo 7: se você revisar o código de algum desenvolvedor e desejar que seja notado, clique em “Pull Request” para que o autor possa vê-lo.

Pronto! Agora você conhece as principais seções do GitHub além de saber melhor o que é a plataforma para desenvolvedores.
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.