Publicidade

10 linguagens de programação que cursos recomendam para devs iniciantes

Por| Editado por Claudio Yuge | 05 de Maio de 2022 às 21h15

Link copiado!

BrianAJackson/Envato
BrianAJackson/Envato

Quem começa um curso de desenvolvimento de software muitas vezes tem como objetivo aprender algum código que o torne um profissional visado no mercado. A realidade, porém, é outra, já que existem inúmeras linguagens que podem ser utilizadas para alcançar este fim — mas nem todas são recomendadas para o ensino das noções de programação.

Dito isso, faculdades, cursos de desenvolvimento e outros meios de ensino sempre recomendam alguns códigos em específico como os primeiros passos dos novatos no mundo da criação de softwares. Nesse contexto, o site Analytics Insight preparou uma lista com os 10 principais exemplos de linguagem de programação citadas nessas ocasiões, e compartilhamos elas a seguir. Confira:

As melhores linguagens de programação para iniciantes

Continua após a publicidade

Python

Fácil para iniciantes e com suporte de inúmeras frameworks e bibliotecas de classes e funções, o Python vem crescendo nos últimos anos, graças aos seus usos nas mais diversas aplicações. Além disso, devido às diversas bibliotecas, ela pode ser usada para criação de softwares bem específicos e diversos, tornando ela um ótimo primeiro contato com esse mundo para novatos.

JavaScript

Continua após a publicidade

Com papel importantíssimo no funcionamento da Internet como conhecemos, o JavaScript continuará sendo uma das linguagens mais procuradas e populares do mercado, principalmente pela leveza de processamento de aplicações desenvolvidas com ele.

Além disso, com as constantes melhorias do Node.JS e sua melhor integração ao JavaScript, cada vez mais a linguagem é usada tanto para programação de front-end de softwares quanto para o back-end, ou seja, o funcionamento interno das aplicações.

Java

Continua após a publicidade

Criado em 1991, o Java é usado como a linguagem de programação de servidores em grande parte dos projetos no mundo, incluindo os que envolvem big data ou desenvolvimento de aplicativos para Android. Além disso, ela conta com várias funções de segurança e dinamismo que a tornam uma importante janela para as diversas formas de programar que o mercado procura.

C#

Com sintaxe parecida com outras linguagens da família C, o C# continua sendo uma importante linguagem no mercado sendo usada em aplicativos web e mobile, desenvolvimento de jogos e até mesmo para programas voltados para negócios — e com a gigantesca biblioteca de recursos disponível online, ela se torna uma das mais recomendadas para novos estudantes.

Scala

Continua após a publicidade

A Scala é uma linguagem de programação feita com o objetivo de apresentar soluções para a maioria das reclamações do Java. Além disso, ela conta com vários recursos de códigos de desenvolvimento funcional, que permitem a execução de tarefas como correspondências de padrões, avaliando assim se a sintaxe está a ideal para o software.

R

A linguagem de programação R é usada principalmente para análise de dados e desenvolvimento de softwares estatísticos. Profissionais que tiverem experiência com ela serão visados por startups justamente por estes motivos, para assim as empresas terem a sua disposição poderosas ferramentas de controle e análise de informações.

Objective-C

Continua após a publicidade

Na mesma época em que o C++ foi lançado, o Objective-C também chegou ao mercado. Essa linguagem de programação teve o objetivo de ser uma versão do C focada no desenvolvimento orientado a objeto.

O Objective-C foi muito utilizado pela Apple em seus diversos produtos, mas recentemente está sendo substituído pela empresa pela linguagem de programação Swift.

Kotlin

Com interoperabilidade com o Java, o Kotlin vem se tornando uma linguagem muito procurada para adição de maiores ferramentas e situações em aplicações feitas com a outra linguagem.

Continua após a publicidade

Além disso, graças a compatibilidade com a Biblioteca de Classes Java, a linguagem tem sintaxe parecida, ajudando quem for aprender ela e já tem conhecimentos da outra linguagem de programação, agradando bastante os desenvolvedores.

HTML

Famosa linguagem de marcação, o HTML é um ótimo primeiro passo para iniciantes em programação, ao mesmo tempo que atualizações como o HTML 5 e sua predominância na maioria dos sites da internet faz com que ela seja uma habilidade muito necessária no mercado de desenvolvimento como um todo. Tecnicamente, no entanto, não se enquadra como uma linguagem de programação.

Continua após a publicidade

CSS

O CSS é normalmente utilizado em conjunto com o HTML para manipular a aparência de sites, conseguindo determinar o tamanho, cor e posição dos elementos programados pelos desenvolvedores.

Sua sintaxe é fácil e seu aprendizado é um importante complemento para o HTML.

Fonte: Analytics Insight