Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

GitHub atinge 100 milhões de desenvolvedores ativos na plataforma

Por| 26 de Janeiro de 2023 às 15h28

Link copiado!

GitHub
GitHub

Quando o GitHub foi criado, entre 2007 e 2008, a comunidade de desenvolvedores e interessados em programação vinha crescendo. A plataforma logo foi adotada por usuários que procuravam uma comunidade impulsionada pela Web 2.0, que fomentava o engajamento e a interação de ideias e projetos colaborativos, em um ambiente independente e aberto à participação de todos.

Pouco mais de 16 anos depois, a plataforma cresceu, foi comprada pela Microsoft em 2018 e, além dos códigos abertos, também abriga projetos privados e ganhou outras funcionalidades e recursos — mas ainda mantém a aura independente e uma comunidade bastante ativa, que cresce constantemente a cada ano.

Segundo o próprio GitHub, em 2019 a rede social de hospedagem de programação havia definido a meta de atingir 100 milhões de usuários até 2025. E a plataforma celebra o fato de ter alcançado esse objetivo dois anos antes.

Continua após a publicidade

“Estamos felizes em compartilhar que agora existem oficialmente mais de 100 milhões de desenvolvedores usando o GitHub para criar, manter e contribuir com projetos de software, o que representa uma grande responsabilidade para nós em continuar colocando os desenvolvedores em primeiro lugar”, afirma Thomas Dohmke, CEO do GitHub.

E o Brasil tem tudo a ver com isso: de acordo com o relatório sobre código aberto Octoverse 2022, realizado pelo próprio GitHub, nosso país tem a terceira maior comunidade de desenvolvedores fora dos Estados Unidos com maior crescimento na plataforma, com mais de 3 milhões de programadores brazucas na rede, apenas atrás da Índia e da China — somente no ano passado, foram mais de 924 mil novos brasileiros entraram no GitHub.

Mudanças e expansão no GitHub

De 2007 para cá, muita coisa mudou, e a diversidade, seja de gênero ou etnias, expandiram as aplicações, projetos e ideias, que compartilham códigos, documentos e design para vários setores — inclusive desenvolvimento de pesquisas científicas.

Continua após a publicidade

Segundo o GitHub, em 2015, quase um terço das pessoas desenvolvedoras registradas no GitHub eram da América do Norte. Atualmente, as regiões de crescimento mais rápido estão na América do Sul, Sudeste Asiático e na África.

“Atualmente, desenvolvedores e desenvolvedoras estão escrevendo código, contribuindo com documentação e criando novas soluções para resolver novos problemas globalmente, trabalhando, por exemplo, para criar software para hospitais, produção de filmes, e até mesmo para a NASA e o projeto PyTorch, que alimenta aplicações de inteligência artificial (IA) e machine learning”, destaca Dohmke.