Como impedir que vizinhos roubem a senha do seu Wi-Fi

Como impedir que vizinhos roubem a senha do seu Wi-Fi

Por Matheus Bigogno Costa | Editado por Guadalupe Carniel | 25 de Junho de 2022 às 21h00
Alesmunt/Canva

Como nos dias de hoje, manter a segurança é extremamente importante, provavelmente você gostaria de impedir que vizinhos roubem a senha do seu Wi-Fi — não só eles, mas pessoas mal-intencionadas no geral.

Se você passou a chave de acesso para alguém, é possível ver a senha da rede que está conectado (até mesmo pelo celular) ou, em casos mais extremos, é possível até mesmo se conectar nas redes sem saber a senha.

Pensando nisso, reunimos uma lista para você se proteger contra os riscos de ter um roteador desprotegido ou vulnerável, especialmente porque isso pode permitir invasões, roubos de dados ou golpes; confira abaixo mais detalhes!

1. Veja se alguém está usando a sua rede

Antes de fazer qualquer coisa e tomar qualquer medida, é importante que você verifique se há dispositivos desconhecidos conectados ao seu roteador Wi-Fi. Não são todos, mas alguns roteadores permitem que você acesse a lista de aparelhos conectados.

Através de um navegador web no PC ou no celular, basta apenas acessar a página de configurações através do endereço “192.168.0.1”. Efetue o login com as suas credenciais e localize a aba “Dispositivos conectados”.

É possível visualizar todos os dispositivos que estão conectados à sua rede Wi-Fi (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Alguns aparelhos mais recentes mostram o nome do dispositivos. Mas modelos antigos acabam mostranso somente o número do IP. Nesses casos, veja como saber o número de IP do seu aparelho. Se você não reconhecer um número da lista, isso pode indicar um sinal de alerta.

2. Insira uma senha forte

Mais importante do que ter uma senha, é importante que você defina uma senha forte para sua conexão Wi-Fi. Por isso, evite sequências alfanuméricas, datas importantes, números de telefone ou até mesmo documentos pessoais.

De tempos em tempos, é interessante que você altere a senha do Wi-Fi, para diminuir ainda mais a chance de acessos indevidos. A mudança de senha é feita também na mesma aba de configuração do dispositivo, acessando o endereço “192.168.0.1” e efetuando o login com suas credenciais.

Como impedir que vizinhos roubem a senha do seu Wi-Fi; coloque uma senha forte no seu roteador (Captura de tela: Matheus Bigogno)

3. Certifique-se de que está usando o protocolo WPA

O Wi-Fi Protected Access (WPA) é um certificado de segurança desenvolvido pela Wi-Fi Alliance justamente para manter os dispositivos Wi-Fi mais seguros. Por isso, verifique se o seu aparelho está usando o protocolo WPA2 ou o WPA3 (caso compatível). Novamente, essa conferência deve ser feita na aba de configurações do dispositivo.

4. Ative o firewall

O firewall é um recurso de segurança disponível na maioria dos roteadores da atualidade e é responsável por bloquear tentativas de invasão, ataques, instalação de malwares e outras ações mal-intencionadas.

Nos modelos atuais, essa função costuma vir ativada por padrão. Se você suspeita que ela não esteja ativada, acesse o menu de configurações do seu roteador, localize a aba “Firewall” e veja se ele está devidamente configurado, porque isso pode aumentar ainda mais a sua segurança.

5. Ative o modo de convidado

Se você permite o acesso ao Wi-Fi para muitas pessoas, especialmente aquelas que não são residentes da sua casa, é ideal que você utilize o modo convidado. Com o acesso padrão, é possível não só localizar, mas acessar todos os dispositivos conectados na rede.

Ative uma rede de convidados ao lado da opção que exibe o Endereço de MAC da conexão (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Já com uma rede Wi-Fi para visitantes, seu uso pode ser completamente restrito. Ou seja, é possível fazer até mesmo com que os convidados não tenham acesso aos dispositivos conectados, aumentando ainda mais a sua segurança. Mas fique atento, quando a pessoa for embora, lembre-se de desativar o modo.

6. Desligue o roteador

Vai ficar fora de casa por muito tempo ou vai fazer uma viagem longa? Desligue o roteador. Além de dar um respiro para o dispositivo e permitir reiniciá-lo em seguida, isso evita que a internet fique disponível e possa ser acessada pelos seus vizinhos que já têm acesso à senha.

Além de tudo isso, desligar os aparelhos evita um gasto desnecessário de energia ou eventuais acidentes que possam acontecer em sua ausência. Nesses casos, é melhor prevenir do que remediar — desligue o modem ou roteador da tomada.

Pronto! A partir de agora você tem em mãos uma série de dicas que podem te ajudar a impedir que vizinhos roubem a senha do seu Wi-Fi — ou que pessoas mal-intencionadas acessem seus dispositivos através da rede e consigam acessar informações pessoais.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.