Tutorial: como mudar a senha da sua rede Wi-Fi

Por Douglas Ciriaco
photo_camera Make Use Of

Usar a internet sem depender de cabos ou fios é bem prático, ainda mais se for pelo tablet, smartphone ou notebook. Isso tudo graças às conexões wireless, que dispensam o uso de cabos de rede conectados nesses dispositivos. Mas como fazer para configurar uma senha segura e ao mesmo tempo fácil de lembrar?

O processo é simples. Basta acessar as configurações do seu modem e realizar a mudança manualmente. Falando assim, o processo pode parecer complicado, mas qualquer pessoa pode fazer isso sozinha, sem a ajuda de um técnico. Aprenda agora a mudar a senha do Wi-Fi.

1. Utilize a combinação Tecla do Windows + R para abrir a tela “Executar”. Depois, digite o comando cmd e pressione Enter.

Mudar senha WiFi

2. Na tela de comando, digite ipconfig e pressione Enter.

Mudar senha WiFi

3. Nos resultados, você vai encontrar a informação “Gateway padrão”. Essa sequência numérica precisa ser digitada no navegador para que você possa acessar as informações do modem, e assim alterar sua senha.

Mudar senha WiFi

4. Ao digitar a sequência no navegador, uma nova janela surge na tela para você digitar um nome de usuário e senha. Aqui, a informação varia de acordo com o fabricante do seu modem, mas normalmente as seguintes combinações costumam funcionar:

Nome de usuário: admin
Senha: admin

Os modens da Motorola, por exemplo, apresentam a seguinte combinação:

Nome de usuário: admin
Senha: motorola

Caso não funcione, verifique no manual do modem ou faça uma rápida pesquisa na web para descobrir qual a senha padrão do seu aparelho — há inúmeras discussões em fóruns especializados da web que reúnem essas informações.

5. As telas de configurações de um modem também variam de acordo com marca e modelo, mas as linhas gerais de qualquer um deles são as mesmas. Primeiro, encontre a opção “Wireless”.

Mudar senha WiFi

6. Agora, navegue pelas opções até encontrar as definições de segurança da conexão sem fio. Ali você pode mudar o nome da rede (opção “Network Name SSID”). A senha propriamente dita pode ser alterada em campos que levam o nome “WPA Key” ou algo parecido.

Mudar senha WiFi

Ao final, não se esqueça de salvar as mudanças — isto pode ser feito clicando em botões como “Apply” ou “Save”. Pronto! Agora basta reconectar à sua rede utilizando as novas informações.