O que é Firewall

O que é Firewall

Por Matheus Bigogno Costa | 18 de Fevereiro de 2020 às 12h50

Quando o assunto é segurança de rede, é provável que o tema de antivírus seja um dos primeiros a serem apontados como a forma mais viável de proteção. Porém, o Firewall é considerado um dos melhores recursos para impedir que tráfego e fluxo de dados indesejados atinja a rede. 

Confira neste artigo como funciona e, porque ele é extremamente vital para os dispositivos que utilizamos em nosso cotidiano.

O que é Firewall

Criado na década de 80, o sistema de Firewall nasceu da necessidade de criação de um recurso que fosse capaz de restringir o acesso entre redes de internet. No início, a internet era apenas utilizada por instituições acadêmicas e militares, porém, com o avanço para redes domésticas, a necessidade de proteger os dados passaram a ser crucial.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Caso a internet não tivesse um filtro, ela poderia ser facilmente invadida e acessada por uma crescente comunidade de hackers. Este filtro criado e batizado de Firewall, ou parede de fogo, em português e ganhou esse nome, pois era o nome das portas anti-incêndio que evitavam que o incêndio se alastrasse, função parecida com a qual o recurso desempenha.

Em rede de computadores, um firewall é um recurso de software ou hardware que é responsável por filtrar toda a informação que chega a uma rede, garantindo sua segurança. Se algum dado for considerado como malicioso pelo filtro, ele não poderá ser acessado e será automaticamente bloqueado.

Funcionando como uma parede de fogo, o Firewall faz uma barreira no fluxo de dados recebidos / Imagem: Reprodução

Com o alto fluxo de dados dos recentes modelos de transmissão de informação pela internet, esta barreira é crucial para que faça o filtro com segurança dos dados que entram em redes domésticas ou corporativas. A segurança dos dados que são transferidos é o motivo pelo qual o Firewall foi criado e é um dos mais seguros filtros que um sistema pode ter.

Tipos de Firewall

O Firewall aplica um vasto sistema de regras para filtrar as informações que chegam através da rede, porém elas não são executadas de formas iguais. Existem três categorias de Firewall, como o filtro de pacotes, os proxies e a inspeção de estados.

Firewall de Filtro de Pacotes

Assim como o nome diz, o firewall que realiza a filtragem de pacotes, faz análise de todos os pacotes de redes que são enviados e recebidos. Na prática, ele dá passagem ou bloqueia os pacotes, baseados em regras como endereços de IP, o tipo de pacote que foi recebido e o número da porta de acesso.

Diversas portas de rede estão abertas para envio de dados, porém algumas específicas podem conter tráfego de dados maliciosos. Por isso, a filtragem de pacote é crucial para identificar estes requisitos e garantir a segurança.

Firewall de aplicação (Proxy)

Este tipo de regra é altamente segura, pois permite a proteção dos recursos online, mascarando o endereço de IP de seus usuários e filtrando as mensagens que são recebidas.

Grandes empresas podem utilizar este modelo, pois ele oferece a melhor experiência na internet, além de resultar em um melhor desempenho de rede. Atualmente, a maioria dos proxies são do tipo proxy web, que facilitam o acesso a conteúdos na World Wide Web (WWW) e fornecendo anonimato de quem os acessa.

Firewall de Inspeção de dados

Este tipo de Firewall é responsável por examinar o fluxo de dados de ponta a ponta na rede. Eles utilizam poderosas regras para evitar um tráfego não autorizado, inspecionando cabeçalhos e inspecionando o estado dos pacotes recebidos.

Formatos de inspeção de dados são considerados os mais seguros, porque eles não analisam os pacotes, mas sim informações antes do recebimento e envio das informações.

Softwares de Firewall

Como visto no item anterior, o Firewall é responsável por analisar todos os pacotes que chegam através das portas de rede. Alguns sistemas operacionais como o Windows já possui um Firewall próprio, como o Windows Defender, porém, há vários aplicativos para smartphones que permitem aumentar a segurança de dados.

O Windows Defender é o Firewall padrão do Windows (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Firewall funcionando com Hardware

Diversas empresas que têm alto fluxo de informação que chega e sai de seus dispositivos, podem ter equipamentos dedicados a efetuarem as regras de Firewall. Com uma máquina dedicada a isso, é possível que ela processe mais informações com mais rapidez e maior segurança para os usuários.

Os roteadores domésticos também podem funcionar como Firewall, agindo diretamente sobre os computadores que estão conectados com a rede. É esta proteção que impede que qualquer pessoa consiga se conectar com a rede de Wi-Fi sem a permissão ou a chave de acesso.

Firewall é um dos recursos mais seguros de segurança de rede que temos atualmente na conexão de computadores. É muito importante manter a manutenção dos equipamentos e dos programas de Firewall em dia para aumentar a segurança de seus dispositivos.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.