Como comprar com cartão virtual

Como comprar com cartão virtual

Por André Lourenti Magalhães | Editado por Guadalupe Carniel | 21 de Maio de 2022 às 18h00
André Magalhães/Canaltech

Você sabe como comprar com cartão virtual? Essa opção é muito útil para compras online e traz uma alternativa mais segura do que o uso do cartão físico nessas situações, pois pode ser bloqueada após uma transação. Além disso, é comum que bancos e instituições financeiras ofereçam a opção para gerar a versão virtual de forma gratuita.

O cartão virtual gera uma versão alternativa da física, com informações diferentes de número, prazo de validade e código de segurança. Esses dados podem ser inseridos em compras online como forma de pagamento. Para obtê-lo, você também precisa ter uma conta com cartão físico, em função de crédito ou débito. Confira, a seguir, como comprar com cartão virtual e os benefícios desse recurso.

Como comprar com cartão virtual pela internet

1. Gere o seu cartão

Primeiramente, você precisa solicitar a versão virtual do seu cartão pelo aplicativo. O processo é simples e muito parecido entre diferentes bancos: acesse a área de cartões e localize o ícone para cartão virtual. Em seguida, toque para gerá-lo e insira a sua senha do cartão físico.

Crie um cartão virtual pelo aplicativo do seu banco (Captura de tela: André Magalhães)

A versão virtual será criada em instantes, com um campo para copiar as principais informações e usá-las em compras. Caso o app tradicional do seu banco não possua essa área de criação, procure em aplicativos voltados para o cartão, como é o caso do Santander Way (Android | iOS) e do Itaucard (Android | iOS).

2. Utilize os dados como forma de pagamento

Após gerar o seu cartão virtual, é possível visualizar as informações principais no app. Agora, basta copiar todas as informações e inseri-las na tela de pagamento da sua compra, no campo para cartões.

Copie os dados do cartão e use para compras online (Captura de tela: André Magalhães)

Pelo aplicativo do seu banco, também é possível configurar a versão virtual para as funções de crédito ou débito. Há, também, a opção de usar esse cartão para parcelar as compras, pois as transações contam para a mesma fatura e limite da conta.

Quais os benefícios de comprar com cartão virtual?

A principal vantagem do uso do cartão virtual está na segurança: é possível gerar um cartão temporário e bloqueá-lo após o uso em uma compra. Dessa forma, você consegue proteger sua conta de possíveis vazamentos de dados.

Além disso, a versão virtual é uma alternativa para continuar usando o seu cartão para crédito ou débito quando não possuir a versão física. Enquanto aguarda a emissão e a chegada de um novo cartão, você pode usar os dados para suas compras pela internet. É muito importante para manter um método de pagamento ativo para assinaturas de serviços online, por exemplo.

Por fim, as versões virtuais também podem ser cadastradas na carteira do seu celular, como o Apple Pay e o Google Pay. Dessa forma, há a possibilidade de ativá-los para pagamentos por aproximação com o smartphone ou smartwatch.

Como bloquear o cartão virtual

Para bloquear o seu cartão virtual, você precisa repetir o mesmo caminho feito para gerá-lo. Acesse o app de seu banco e abra a aba de cartões. Em seguida, abra as informações da versão virtual e procure pela opção “Bloquear”. Após esse processo, é possível desbloqueá-lo ou criar uma nova versão.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.