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Bing Chat exibe anúncios com vírus aos usuários, aponta estudo

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 03 de Outubro de 2023 às 08h26

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Reprodução/Microsoft
Reprodução/Microsoft
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O Bing Chat, serviço de IA generativa da Microsoft, tem exibido anúncios perigosos em meio às respostas de perguntas feitas pelos usuários. O problema está relacionado ao abuso da plataforma de publicidade da empresa em si, cujos resultados maliciosos acabam sendo mostrados também no chatbot em pesquisas sobre download de software.

Os especialistas em segurança da MalwareBytes apontaram o problema após a realização de perguntas relacionadas ao Advanced IP Scanner, um software bastante usado por administradores de rede. Como esperado, o Bing Chat indicou links para downloads da solução, mas exibiu um anúncio malicioso antes mesmo da página oficial do app — a propaganda seria, inclusive, parte de uma campanha por cibercriminosos russos contra usuários da Ucrânia.

Ainda que existisse a indicação de que o primeiro resultado é um anúncio, ela é minúscula, com grandes chances de alguém clicar no resultado perigoso. Ao fazer isso, o link leva a um site falso que baixa uma versão maliciosa do software, que faz contato com servidores controlados pelos bandidos para fazer o download de vírus ou ransomware.

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Outras soluções voltadas à administração de rede, assim como pelo menos um software focado nos profissionais da área jurídica, também foram atingidas por problemas desse tipo. Enquanto os ataques não são voltados especificamente à manipulação de resultados do Bing Chat, o comprometimento de contas de anunciantes ou a publicação de propagandas perigosas acabam escorrendo também para o serviço de inteligência artificial.

Sites falsos aparecem sem filtros no Bing Chat

A ideia é que o pouco destaque ao fato de o link ser um anúncio, juntamente com a posição no topo das pesquisas, aumenta a chance deos resultados maliciosos receberem um clique. Da mesma forma que acontece nas pesquisas tradicionais, o principal alvo está nos usuários distraídos, que podem não distinguir o site oficial do malicioso e acabar contaminando seus dispositivos.

O MalwareBytes aponta ainda para o comprometimento de contas de anunciantes, o que pode ampliar o perigo ainda mais. Como tais perfis são reconhecidos pelos sistemas da Microsoft, os anúncios maliciosos podem passar pelo crivo das ferramentas de segurança da empresa e chegar diretamente ao público.

Sendo assim, a recomendação dos especialistas é de atenção na hora de procurar aplicativos em sites como Google e Bing. O ideal é preferir os sites oficiais dos desenvolvedores e evitar clicar em anúncios, mesmo que eles pareçam legítimos. No caso dos softwares para celular, o indicado é usar as lojas oficiais de aplicativos (como App Store e Play Store) em vez de sites de terceiros que forneçam APKs para download.

Fonte: MalwareBytes