Audiência do ChatGPT cai pelo terceiro mês seguido
Por Guilherme Haas • Editado por Douglas Ciriaco |
De acordo com um relatório do Similarweb, o ChatGPT registrou o terceiro mês seguido de queda no número de visitas em nível mundial, com uma perda de audiência de 3,2% em agosto, após dois meses de redução na casa dos 10%. O chatbot de IA generativa registrou também um declínio no tempo médio de uso, caindo de 8,7 minutos em março para sete minutos em agosto, segundo dados da Reuters.
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Apesar dessa queda, a ferramenta conversacional da OpenAI ainda atrai um grande número de usuários. No total foram 180,5 milhões de visitantes únicos e 1,43 bilhão de visitas em agosto. Em comparação, o mecanismo de busca Bing, da Microsoft, teve 1,2 bilhão de visitas nesse mês.
Queda de audiência no ChatGPT
O ChatGPT teve um estouro de interesse pelo público logo após o seu lançamento, em novembro de 2022. A ferramenta bateu o recorde como o app que chegou mais rápido a 100 milhões de usuários — marca que foi superada no último mês de julho pela rede social Threads, da Meta.
Em fevereiro de 2023, o chatbot alcançou a faixa de 1 bilhão de visitas mensais, e já no mês seguinte passou de 1,5 bilhão de visitas. O crescimento desacelerou em abril e maio, e a partir de junho o número de usuários por mês começou a cair.
Uma hipótese sobre esse declínio de uso da ferramenta está relacionada às férias estudantis nos Estados Unidos. Com os alunos fora das escolas e universidades durante o verão no hemisfério Norte, as consultas à IA para realizar trabalhos e estudos diminuíram.
Considerando apenas os usuários nos Estados Unidos, o número de visitas ao ChatGPT caiu nos meses de maio, junho e julho — que correspondem ao período de férias — e registrou uma leve recuperação, de 0,4%, em agosto.
Concorrência e críticas às IA generativas
Há também outras explicações para esses números. Nos últimos meses, o ChatGPT ganhou concorrentes como o Bard do Google e outras ferramentas de inteligência artificial integradas à experiência de navegação.
Além disso, pesquisas de universidades estadunidenses indicam que os modelos de linguagem de larga escala GPT-3.5 e GPT-4 — que alimentam o ChatGPT e também o Bing Chat — produzem muitas respostas erradas e estão piores com o passar do tempo.
É possível que esses estudos tenham contribuído para diminuir a febre pelo chatbot da OpenAI após o boom inicial. Apesar disso, a companhia pode ter um resultado financeiro excelente, com receita de até US$ 1 bilhão em 12 meses, após o lançamento de sua IA conversacional.