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Audiência do ChatGPT cai pelo terceiro mês seguido

Por  • Editado por  Douglas Ciriaco  | 

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Matheus Bertelli/Pexels
Matheus Bertelli/Pexels

De acordo com um relatório do Similarweb, o ChatGPT registrou o terceiro mês seguido de queda no número de visitas em nível mundial, com uma perda de audiência de 3,2% em agosto, após dois meses de redução na casa dos 10%. O chatbot de IA generativa registrou também um declínio no tempo médio de uso, caindo de 8,7 minutos em março para sete minutos em agosto, segundo dados da Reuters.

Apesar dessa queda, a ferramenta conversacional da OpenAI ainda atrai um grande número de usuários. No total foram 180,5 milhões de visitantes únicos e 1,43 bilhão de visitas em agosto. Em comparação, o mecanismo de busca Bing, da Microsoft, teve 1,2 bilhão de visitas nesse mês.

Queda de audiência no ChatGPT

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O ChatGPT teve um estouro de interesse pelo público logo após o seu lançamento, em novembro de 2022. A ferramenta bateu o recorde como o app que chegou mais rápido a 100 milhões de usuários — marca que foi superada no último mês de julho pela rede social Threads, da Meta.

Em fevereiro de 2023, o chatbot alcançou a faixa de 1 bilhão de visitas mensais, e já no mês seguinte passou de 1,5 bilhão de visitas. O crescimento desacelerou em abril e maio, e a partir de junho o número de usuários por mês começou a cair.

Uma hipótese sobre esse declínio de uso da ferramenta está relacionada às férias estudantis nos Estados Unidos. Com os alunos fora das escolas e universidades durante o verão no hemisfério Norte, as consultas à IA para realizar trabalhos e estudos diminuíram.

Considerando apenas os usuários nos Estados Unidos, o número de visitas ao ChatGPT caiu nos meses de maio, junho e julho — que correspondem ao período de férias — e registrou uma leve recuperação, de 0,4%, em agosto.

Concorrência e críticas às IA generativas

Há também outras explicações para esses números. Nos últimos meses, o ChatGPT ganhou concorrentes como o Bard do Google e outras ferramentas de inteligência artificial integradas à experiência de navegação.

Além disso, pesquisas de universidades estadunidenses indicam que os modelos de linguagem de larga escala GPT-3.5 e GPT-4 — que alimentam o ChatGPT e também o Bing Chat — produzem muitas respostas erradas e estão piores com o passar do tempo.

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É possível que esses estudos tenham contribuído para diminuir a febre pelo chatbot da OpenAI após o boom inicial. Apesar disso, a companhia pode ter um resultado financeiro excelente, com receita de até US$ 1 bilhão em 12 meses, após o lançamento de sua IA conversacional.