Como as crianças de hoje reagem a um computador dos anos 80?

Por Redação | 27 de Maio de 2014 às 10h23
photo_camera Divulgação

Não há como negar que a internet e os dispositivos móveis facilitam bastante nosso dia a dia. E graças a essa rapidez na troca de informações, as crianças já nascem muito mais envolvidas nesse meio, o que, consequentemente, aumenta o processo de integração desses pequenos usuários com tablets, smartphones e PCs de última geração.

Mas como será que as crianças de hoje reagem quando são colocadas diante de um computador antigo? A dupla Fine Brothers fez um teste em mais um capítulo da série "Kids React" ("crianças reagem", na tradução livre) e o resultado você assiste no vídeo a seguir. Os jovens foram filmados tentando utilizar uma máquina da Apple de 1983, muito antes dos celulares e notebooks modernos existirem. Na verdade, muito antes das próprias crianças terem nascido.

Primeiro, elas são orientadas a ligar o equipamento. Alguns mexem na parte frontal, apertam vários botões, mas descobrem só depois que o botão liga/desliga fica na parte traseira. A dificuldade continua quando os pequenos percebem que o dispositivo não possui mouse e todas as tarefas são executadas após pressionar a tecla "Reset" e outros comandos de programação no teclado. Para complicar ainda mais, o PC não tem interface gráfica.

Um dos melhores momentos do vídeo é a partir dos 2:47, quando as crianças são informadas que o computador não tem acesso à internet. Elas olham com olhar de descrença e questionam: "Mas como você faz para olhar as respostas da lição de casa?" e brincam dizendo que ninguém mais vai a uma biblioteca para fazer o dever escolar. Outras ainda reclamam do barulho feito pelo equipamento e um outro diz que o computador "é muito hipster".

Por volta dos 4 minutos, as crianças são apresentadas a um disquete. Algumas já conhecem o acessório, usado para armazenar uma pequena quantidade de dados, mas outras encontram problemas até na hora de encaixar o dispositivo na máquina. "Pelo menos é melhor que o Flappy Bird", diz uma das crianças quando finalmente consegue acessar o jogo guardado no disquete.

Apesar dos PCs antigos serem verdadeiros trambolhos quando comparados aos gadgets atuais, é interessante notar que mesmo as crianças reconhecem (à sua maneira) a importância desses velhos equipamentos. "Isso [o PC] é o ponto alto de uma tecnologia, e agora… parece meio inútil", diz um adolescente. "Três décadas atrás, eu adoraria ter um desses. Mas agora isso é só um 'pedaço de sucata'", diz outro.

Assista ao vídeo abaixo (e prepare-se para se sentir velho!). As reações das crianças são hilárias:

Leia também:

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!