Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Programador "revive" Steve Jobs usando IA para bater papo

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 22 de Março de 2023 às 11h04

Link copiado!

Foto: Paul Sakuma/AP
Foto: Paul Sakuma/AP
Steve Jobs

Um programador fez uma inteligência artificial falar com a voz de Steve Jobs, o fundador da Apple. Viabilizado pela API do ChatGPT, a tecnologia permitiu que o desenvolvedor batesse um papo com o modelo que, nos áudios de resposta, soa bem-parecido com o falecido CEO da fabricante de smartphones.

"Isso é louco e absolutamente surreal! Eu treinei uma IA na voz de Steve Jobs e em seguida o conectei à API do ChatGPT", anunciou John H. Meyer. A integração do serviço permitiu conversar com a inteligência artificial na voz de Jobs no Facebook Messenger.

Continua após a publicidade

A conversa com a IA aconteceu com envios por texto, mas respostas em áudio. O programador perguntou sobre assuntos recentes, como o impacto da covid-19 na Apple (inclusive, em espanhol), e temas mais frios, como dicas sobre criação de filhos.

Voz de Steve Jobs, conhecimento do ChatGPT

Apesar de parece ser o Steve Jobs nas respostas, as falas não são dele, mas, sim, do ChatGPT. Todo o conhecimento envolvido nos áudios está contido no treinamento da inteligência artificial da OpenAI e, obviamente, nunca foram ditas pelo CEO.

Na aplicação de Meyer, o bot não tem conhecimento íntimo sobre a vida de Steve Jobs, só aquilo que circulou na internet e foi inserido na sua base de dados. A solução é diferente da entrevista de Jobs no programa de Joe Rogan, que contou com treinamento da biografia do fundador da Apple.

Continua após a publicidade

"Revivendo" pessoas com IA

A ideia de reviver pessoas usando inteligência artificial foi trama de um dos episódios de Black Mirror, mas está cada vez mais perto de ser real. O autor do projeto com a voz de Steve Jobs comentou, no tuíte em que mostrou seu feito, que quer criar uma ferramenta para permitir que pessoas conversem com entes queridos.

O produto ainda não está pronto para ser lançado e, obviamente, uma das preocupações do desenvolvedor é que o aplicativo acabe servindo como mecanismo para evitar o luto após a partida de familiares e amigos.