Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

IA generativa do Github, Copilot Chat vai usar o GPT-4

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 08 de Novembro de 2023 às 18h08

Link copiado!

Divulgação/GitHub
Divulgação/GitHub

O GitHub anunciou que o seu assistente de IA generativa Copilot Chat vai ser abastecido com a tecnologia GPT-4, o modelo de linguagem mais avançado da OpenAI. A previsão é de distribuir o serviço a todos os assinantes até o final de 2023, além de incluir versões para Android, iOS e site do Github.

Copilot Chat com GPT-4

A mudança para o novo modelo permite trazer explicações mais claras sobre programação e aprimora as sugestões para códigos em andamentos. A atualização também garante melhorias para o bate-papo inline e inclui novos comandos com a barra do teclado — é possível corrigir erros digitante /fix, por exemplo).

Continua após a publicidade

Outra novidade é o reforço na orientação com reconhecimento de código. Isso permite que a IA explique algum conceito mais elaborado e dê sugestões com base nos arquivos abertos no momento. Ele também consegue encontrar vulnerabilidades de segurança e até ajuda a corrigir erros no código, no terminal e no depurador.

A ideia para expandir o serviço a outras versões do GitHub também pode tornar o assistente mais acessível para a programação — atualmente, a IA só está disponível no aplicativo para desktop da plataforma.

A empresa também revelou outras novidades que envolvem o uso de inteligência artificial: há um novo plano de assinatura do Copilot para empresas com a opção de personalizar a ferramenta ao contexto das bases de código de cada companhia, previsto para chegar em 2024. Outra melhoria envolve a segurança da plataforma, com uso do GPT-4 em novos recursos de testes, incluindo escaneamento de código.

Brasil é o 4º país com mais usuários no GitHub

Além de anunciar novidades, o GitHub mostrou dados que reforçam o crescimento da plataforma no Brasil: de acordo com o relatório State of the Octoverse, o país já tem mais de 4,3 milhões de pessoas desenvolvedoras cadastradas. O número é suficiente para ocupar o posto de quarta maior comunidade no mundo, atrás de Estados Unidos, Índia e China.

"No GitHub, como a principal plataforma de pessoas desenvolvedoras impulsionada por IA do mundo, estamos em uma posição única para ajudar a preparar o terreno para o que está por vir no desenvolvimento de software”, comenta o COO da empresa, Kyle Daigle. “É fascinante ver cada vez mais desenvolvedores brasileiros na plataforma trabalhando com IA e experimentando a criação de aplicativos baseados em IA, contribuindo para a próxima era de inovação global de software", completa.

O relatório ainda projeta que o Brasil deve se tornar a terceira maior comunidade até o ano de 2028. Vale lembrar que a plataforma atingiu a marca de 100 milhões de usuários ativos em todo o mundo no começo deste ano.