SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

GitHub leva acesso via passkeys a todos os usuários

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 27 de Setembro de 2023 às 18h12

Link copiado!

Divulgação/GitHub
Divulgação/GitHub

O GitHub disponibilizou a autenticação por passkeys para todas as pessoas cadastradas na plataforma. Dessa forma, é possível fazer login sem usar senha e reforçar a proteção contra phishing ou demais vulnerabilidades.

O suporte a passkeys estava em Beta público desde julho na plataforma. A medida faz parte de um projeto da empresa para garantir a autenticação em dois fatores a todas as contas até o final deste ano.

Como os passkeys funcionam no GitHub

Continua após a publicidade

Os passkeys podem estar vinculados a uma identificação biométrica ou de reconhecimento facial em outro dispositivo. Assim, se você pretende acessar a plataforma pelo computador, pode registrar o acesso pelo celular, usar as informações de desbloqueio do aparelho e armazenar os acessos por lá.

Também é possível registrar uma chave de identificação no próprio computador, como o Touch ID do macOS, ou usar os acessos vinculados ao navegador — o Google já usa o serviço para contas conectadas ao Gmail. Na hora do login, você pode apenas escolher a opção no lugar de digitar a senha.

Por fim, o usuário ainda pode usar uma chave física e atualizá-la para o sistema. “No início, pensamos que a maioria dos proprietários de chaves de hardware não gostaria de atualizar para passkeys, mas muitas pessoas optaram por fazer essa migração”, comenta o gerente de produtos do GitHub, Hirsch Singhal.

Continua após a publicidade

Como adicionar a autenticação ao GitHub

Siga estes passos para ativar os passkeys na conta:

  1. Acesse o GitHub;
  2. Abra as configurações do perfil;
  3. Selecione “Security”;
  4. Clique em “Add a passkey”;
  5. Complete o procedimento.

Caso você ainda tenha dúvidas sobre o funcionamento do serviço, pode conferir o que é um passkey e saber quais as diferenças em termos de segurança para senhas convencionais.