Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

IA do YouTube vai sugerir conteúdo, músicas e até dublar vídeos para criadores

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 21 de Setembro de 2023 às 12h39

Link copiado!

Azamat E/Unsplash
Azamat E/Unsplash
Tudo sobre YouTube

O YouTube anunciou uma série de novidades com o uso de inteligência artificial durante o evento Made on YouTube 2023, realizado em Nova York, Estados Unidos, nesta quarta-feira (21). A maioria das funções são voltadas para facilitar a vida de criadores de conteúdos na plataforma de vídeos.

Além da revelação do Dream Screen, ferramenta para criar fundos de vídeos do Shorts com IA generativa, a empresa do Google apostou em várias alternativas para obter inspirações, encontrar trilhas sonoras e até traduzir o próprio vídeo para outros idiomas.

Insights por IA

Continua após a publicidade

A plataforma YouTube Studio vai usar IA generativa para oferecer ideias aos criadores de conteúdos. A tecnologia cria esboços de textos com base em sugestões personalizadas para cada canal. Ela leva em conta o conteúdo já publicado pelo criador e também os hábitos da audiência.

Em exemplo divulgado, um canal de turismo pode utilizar a função para receber um projeto de roteiro sobre um vídeo durante a visita a outro um país — o texto gerado pela IA oferece uma estrutura de capítulos e ideias sobre o que pode ser abordado.

O YouTube revelou que 70% das pessoas que participaram do teste confirmaram que o recurso ajuda a desenvolver ideias para vídeos.

Busca de músicas

A inteligência artificial do YouTube também vai ajudar a montar a trilha sonora dos vídeos a partir de uma descrição do que você deseja criar. A busca assistida da ferramenta Creator Music localiza as sugestões com base nas demandas e informa os respectivos preços, mas também só deve chegar em 2024.

Tudo o que você precisa fazer é digitar um comando estilo "quero uma música emocionante, tocada em um ukelelê e com batidas suaves" ou algo do tipo para que o YouTube entregue opções que se encaixam na solicitação.

Dublagem automática

Continua após a publicidade

Talvez a ferramenta mais interessante de todas, a dublagem automática permite que os canais atinjam uma audiência ainda maior. Usando a ferramenta Aloud, baseada em inteligência artificial, o YouTube transcreve todo o conteúdo de um video em seu idioma original e o criador pode fazer os ajustes que julgar necessário.

Depois, é só solicitar que a dublagem para outro idioma seja feita com base nesse texto, e a "mágica" acontece com a faixa de áudio em outro idioma sendo executada com uma "voz humanizada", garante o Google. Atualmente, youtubers como Brownlee Marques e Mr Beast já publicam vídeos com a dublagem feita por IA.

Em conversa com o Canaltech, um representante do YouTube explicou que a empresa já testa a geração de voz em português e espanhol, ou seja, pode ser que em breve essa novidade comece a repecutir no alcance de conteúdos por aqui. 

Quando chega?

Continua após a publicidade

As novidades chegam ao YouTube em 2024.

Felipe Szatkowski foi convidado pelo Youtube para o evento Made On Youtube em Nova York.