Publicidade

Dream Screen | IA vai criar planos de fundo no YouTube Shorts

Por  | 

Compartilhe:
Divulgação/YouTube
Divulgação/YouTube
Tudo sobre YouTube

O YouTube entra de vez na era das IAs generativas e anuncia a chegada do Dream Screen (ou Tela Fantástica, como é chamado oficialmente no Brasil), um recurso dedicado a gerar imagens de fundo para criações no YouTube Shorts.

A coisa toda funciona do jeito que você provavelmente já conhece: é só digitar um comando (o famigerado “prompt”) pedindo alguma coisa como plano de fundo e aguardar alguns instantes até que tudo “ganhe vida”. Depois, dá para usar aquilo como plano de fundo para qualquer criação na plataforma de vídeos curtos do Google.

A novidade foi apresentada na manhã desta quinta-feira (21), durante o evento Made on YouTube. O Dream Screen chega para todos os usuários em algum momento de 2024 — nenhuma data específica foi revelada pelo Google.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

“No YouTube, queremos facilitar para que todos se sintam capazes de criar e acrediamos que a IA pode tornar isso possível”, celebrou o CEO do YouTube Neal Mohan durante a apresentação.

Toque de mágica

O que antes levaria horas para ser criado em um editor de vídeo, passa a ser feito num instante ao executar um comando. Os exemplos dados pelo YouTube, aliás, são bem criativos: um panda bebendo café, um cachorro dirigindo um carro, uma montanha psicodélica, um dragão sobrevoando Nova York ou um vulcão de pipoca, tudo para ser facilmente usado com um fundo verde e incrementar suas criações.

YouTube Shorts para o alto

Além de anunciar a novidade para criadores, Mohan apresentou números que indicam um bom momento para o rival do TikTok: o Shorts tem, em média, 70 bilhões de visualizações por dia.

Se levado em conta que em janeiro eram “apenas” 50 bilhões de visualizações diárias na média, o salto de 20 bilhões representa um crescimento de 40% em oito meses.

Felipe Szatkowski foi convidado pelo Youtube para o evento Made On Youtube em Nova York.