Publicidade

TikTok terá recurso para indicar conteúdo criado por IA

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 19 de Setembro de 2023 às 11h13

Link copiado!

Collabstr/Unsplash
Collabstr/Unsplash
Tudo sobre TikTok

Em busca de maior transparência, o TikTok anunciou recursos que indicam aos usuários quando um conteúdo ou filtro foi produzido com o uso de inteligência artificial. As ferramentas envolvem os próprios criadores, que podem marcar quando a tecnologia foi usada em uma postagem, e sistemas que identificarão automaticamente as publicações feitas por IA.

As funcionalidades estão em fase de testes e se aliam a mudanças recentes nos termos de uso da rede social. Desde março, o Tiktok já pede que seus criadores indiquem de maneira direta quando um material utilizou tecnologias de inteligência artificial para a criação de imagens ou áudios realísticos; o principal foco, aqui, é o uso de deep fakes, principalmente quando falsificarem a imagem de alguém ou envolverem possíveis manipulações.

Entretanto, fora de casos mais extremos, as regras acabam ficando relaxadas, com os novos recursos do TikTok preenchendo essa lacuna. O objetivo, no final das contas, é garantir maior transparência no conteúdo publicado e, também, tornar mais diretas as normas que permitem ao TikTok remover materiais que não tenham sido indicados ou que possam ser considerados enganosos ou nocivos.

Continua após a publicidade

Para os usuários, uma indicação clara sobre a presença de inteligência artificial em uma publicação será exibida logo abaixo do nome de usuário. Filtros e outros recursos da rede social também receberão esse tipo de alerta, enquanto vídeos informativos também serão publicados nas próximas semanas, ampliando o conhecimento do público sobre o uso de ferramentas de IA.

A possibilidade de identificação já está começando a ser disponibilizados para alguns criadores. O pedido, neste momento, é que materiais usando IA sejam indicados daqui em diante, enquanto a ausência de marcação não gerará penalizações desde que, claro, as postagens não estejam contra as regras relacionadas a conteúdo enganoso.

Conteúdos feitos por IA serão marcados automaticamente

Continua após a publicidade

Enquanto as marcações manuais já estão sendo disponibilizadas, o TikTok também informou experimentar uma ferramenta que faça essa identificação de forma automática. A plataforma não deu detalhes sobre como essa varredura será feita, mas disse que ela se aplicará tanto a vídeos criados por inteligência artificial quanto aqueles que usem apenas elementos da tecnologia em sua edição.

Os detalhes sobre essa identificação não serão informados, até para evitar que usuários mal-intencionados tentem burlar a tecnologia. A rede social falou apenas no uso de diferentes modelos de detecção, que também usam IA, assim como parcerias que ajudem a entender as maneiras pelas quais os materiais potencialmente enganosos estão sendo criados.