Publicidade

Aloud | IA do YouTube vai dublar vídeos automaticamente

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 23 de Junho de 2023 às 11h09

Link copiado!

Hello I'm Nik/ Unsplash
Hello I'm Nik/ Unsplash
Tudo sobre YouTube

O YouTube anunciou uma nova ferramenta que permite fazer dublagens em outros idiomas de forma automática. A novidade se chama Aloud e usa inteligência artificial generativa para compreender o conteúdo dito no vídeo e criar a dublagem sem necessidade de interferência humana. O recurso foi revelado durante a VidCon 2023 e seu desenvolvimento é feito em parceria com a Area 120, incubadora de novidades do Google.

Facilitando traduções

Segundo o YouTube, o Aloud promete entregar dublagens de alta qualidade "em apenas alguns minutos" graças ao poder da IA. A tecnologia será encarregada de gerar traduções em texto com base nas dublagens originais e, em seguida, será possível revisar e editar manualmente todos os diálogos.

Continua após a publicidade

Se tudo estiver certo, a ferramenta produz a dublagem e ainda permite escolher diferentes tipos de narradores. O Aloud conta ainda com recursos adicionais de publicação e será disponibilizado de graça para todos os criadores do YouTube.

Como testar a dublagem de IA do YouTube

Além disso, usuários comuns do YouTube já podem testar o resultado de uma dublagem feita pelo Aloud. Quem estiver interessado em conhecer a novidade pode acessar um vídeo experimental que está em inglês, mas permite escolher uma dublagem em espanhol produzida por IA.

Confira o passo a passo abaixo:

Continua após a publicidade
  1. Acesse o vídeo de teste (youtube.com);
  2. Selecione o ícone de engrenagem;
  3. Escolha a opção "Faixa de Áudio";
  4. Selecione "Espanhol (América Latina) Dublado".

Um vídeo demonstrativo releva mais detalhes da novidade:

Conquistando novos públicos

O vice-presidente de gerenciamento de produtos do YouTube, Amjad Hanif, relevou ao site The Verge que o Aloud está em testes com "centenas" de criadores, mas que o número de idiomas disponíveis para o recurso ainda é limitado. Por ora, é possível criar dublagens em inglês, espanhol e português, mas mais línguas devem ser adicionadas com o tempo.

Continua após a publicidade

O Google também comentou no evento que a capacidade de aplicar dublagens usando IA pode expandir o público dos criadores sem a necessidade de recorrer a narradores humanos ou aplicativos de terceiros, por exemplo. Além disso, a empresa garantiu que futuramente a tecnologia será aperfeiçoada para se assemelhar à própria voz do criador.

O Aloud ainda não conta com data de lançamento para o público geral, no entanto é esperado que ele esteja disponível para mais pessoas em breve. indo além da IA, o YouTube anunciou recentemente que está mais fácil monetizar vídeos na plataforma e acionou um novo visual na versão web do YouTube Music.

Fonte: The Verge