Publicidade

Google edita comercial do Super Bowl para remover erro de IA

Por  • Editado por Bruno De Blasi |  • 

Compartilhe:
Reprodução/YouTube
Reprodução/YouTube
Tudo sobre Google

O Google editou um de seus comerciais feitos para o Super Bowl (final do futebol americano nos EUA) após mostrar uma resposta da IA Gemini com um dado incorreto. O vídeo informava que o queijo do tipo Gouda representava “50% a 60% de todo o consumo de queijo no mundo” e foi atualizado posteriormente.

O comercial mostrava formas em que o Gemini poderia ajudar pequenas empresas pelo Google Workspace e usou uma loja de queijos no estado do Wisconsin, nos EUA, como um dos exemplos: o estabelecimento pediu para a IA criar uma descrição de produto para amantes de queijo e o chatbot incluiu o dado que não pode ser comprovado.

O vídeo original foi ao ar no dia 30 de janeiro e a nova versão apareceu por volta do dia 5 de fevereiro, segundo o site The Verge.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O executivo do Google Cloud Jerry Dischler comentou em seu perfil no X (antigo Twitter) que não se trata de uma alucinação de IA e o Gemini extrai informações de outras páginas da web para criar a resposta. No caso, ele alega que “vários sites na web” incluíam a estatística.

Nova versão do comercial

O anúncio foi modificado e a janela do Gemini passou a mostrar apenas que o Gouda “é um dos queijos mais populares do mundo”, sem entrar em dados mais específicos. Em comunicado à imprensa internacional, uma porta-voz do Google informou que a Big Tech que entrou em contato com o dono do estabelecimento para entender como ele lidaria com a situação.

“Após a sugestão de pedir para o Gemini reescrever a descrição do produto sem o dado, atualizamos a interface para refletir o que o estabelecimento faria”, explicou a empresa. Veja a nova versão abaixo:

A campanha publicitária do Google sobre o Gemini no Workspace envolve 50 vídeos diferentes sobre o uso da IA em pequenos negócios de 50 estados dos EUA. A intenção é publicá-los localmente e o vídeo sobre a loja de queijos será veiculado no estado do Wisconsin.

Além disso, a empresa preparou outros dois comerciais sobre o Gemini para a linha Google Pixel durante o Super Bowl.

Continua após a publicidade

Leia também:

No YouTube, o Canaltech relembra o lançamento dos modelos iPod Shuffle e Nano e compara a Apple de 2005 com os dias atuais:

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*