Publicidade

Especialista dá 10 dicas para você dominar a IA do Google; veja a lista

Por  • Editado por Bruno De Blasi | 

Compartilhe:
Bruno De Blasi/Canaltech
Bruno De Blasi/Canaltech

O Gemini possibilita múltiplas aplicações que vão desde sugestões de receitas para um almoço, até a criação de planilhas complexas. Pensando nisso, o Canaltech conversou com a especialista em Google Workspace, Ana Paula Camilo, que revelou dicas essenciais para dominar o chatbot de IA generativa do Google.

Dicas para dominar o Gemini

A seguir, o CT te mostra as seguintes dicas para dominar o Gemini:

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade
  1. Dê uma persona ao Gemini
  2. Saiba como refinar as respostas
  3. Habilite as extensões
  4. Verifique as fontes
  5. Crie gráficos e tabelas
  6. Defina o tom da mensagem
  7. Exporte resultados
  8. Use o painel lateral como um assistente
  9. Use as ideias para planilhas e documentos
  10. Especifique o idioma

1. Dê uma persona ao Gemini

Ao especificar o tipo de usuário que você é (por exemplo, professor, estudante, executivo, programador), você ajuda o Gemini a entender melhor suas necessidades e fornecer resultados mais relevantes e personalizados.

2. Saiba como refinar as respostas

Não se contente com a primeira resposta. Utilize comandos como "continue", "elabore" ou "reformule" para aprimorar o resultado.

3. Habilite as extensões

Configure o acesso do Gemini aos aplicativos do Workspace, YouTube ou Maps. Assim, a IA pode auxiliar em diversas ações dentro do espaço do Google apenas ao digitar um “@” e selecionar um documento e local onde ele está. Para isso, use palavras-chave e especifique o app de origem. 

4. Verifique as fontes 

Continua após a publicidade

Sempre que fizer uma pesquisa no Gemini, clique no logotipo do Google para ver as fontes de informação utilizadas na resposta. Isso garante transparência e permite que você avalie a credibilidade das informações.

5. Crie gráficos e tabelas 

O Gemini pode analisar dados e criar gráficos e tabelas visualmente atraentes. Você pode exportar esses elementos diretamente para o Google Workspace (Documentos e Planilhas) para usar em seus documentos e apresentações.

6. Defina o tom da mensagem

Continua após a publicidade

Se você precisar escrever uma mensagem com um tom específico (animado, profissional e persuasivo), basta informar ao Gemini. Ele adapta a linguagem para atender às suas necessidades, como: “Descreva o que uma IA faz como se fosse uma professora do terceiro ano para seus alunos”. 

7. Exporte resultados

O Gemini permite exportar resultados de pesquisas e análises diretamente para o Workspace. Isso facilita a integração das informações em seus fluxos de trabalho, economizando tempo e esforço.

8. Use o painel lateral como um assistente

Continua após a publicidade

Se você for assinante do Gemini Advanced, utilize-o como um assistente conveniente no Gmail, Google Drive, Documentos e Planilhas. Ele estará sempre à mão para responder perguntas, fornecer informações e auxiliar em suas tarefas.

9. Use as ideias para planilhas e documentos

Use o Gemini para analisar dados em suas planilhas do Google ou textos no Google Docs. Ele pode gerar insights valiosos e ajudar na interpretação de informações complexas. 

10. Especifique o idioma

Continua após a publicidade

O Gemini é multilíngue. Se você tiver documentos em inglês ou outros idiomas, ou quiser ajuda em alguma dúvida em outra língua, especifique o idioma desejado para a resposta e o Gemini se adaptará.

Leia mais:

VÍDEO: Processo contra o Google por Monopólio: Como fica futuro do ANDROID e o que deve mudar? E o Chrome?

Continua após a publicidade