Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Duet AI | 3 recursos da IA do Google para facilitar a vida de programadores

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 10 de Maio de 2023 às 15h07

Link copiado!

Desola Lanre-Ologun/Unsplash
Desola Lanre-Ologun/Unsplash
Tudo sobre Google

A Duet AI é uma tecnologia de inteligência artificial que pode ajudar bastante no trabalho de programação, principalmente para quem lida com criação de software. Anunciada durante a conferência Google I/O 2023, a IA deve atuar como um assistente para auxiliar desenvolvedores e equipes de TI.

A promessa é compreender o ambiente de trabalho para ajudar na criação de aplicativos escalonáveis e seguros. É como se o serviço funcionasse como um revisor, indicando erros e sugerindo correções para tudo funcionar conforme a expectativa.

Continua após a publicidade

Segundo o vice-presidente do Ecossistema de Aplicativos do Google Cloud, Michael Weingartner, qualquer usuário, independentemente do nível de habilidade, poderá usar o Duet. A tecnologia fornecerá suporte e recomendações para ajustes nas soluções para clientes corporativos da nuvem.

3 recursos da Duet AI para desenvolvedores

A promessa do Duet AI é ótima no papel, mas o que a tecnologia pode fazer efetivamente por usuários e empresas?

3. Assistente de código

O Code Assistance fornecerá um “programador auxiliar” orientado por IA para ajudar na programação feita por desenvolvedores de apps e engenheiros de dados. O recurso recomenda códigos em tempo real enquanto a pessoa digita, gera funções completas, identifica vulnerabilidades e mostra erros na programação com possíveis correções.

A assistência de código estará disponível por meio de vários produtos e serviços no Google Cloud, como o Cloud Workstations e o editor de código no Console. Os desenvolvedores também encontrarão assistência de código no Cloud Shell Editor ou por meio das extensões Cloud Code IDE para VSCode e JetBrains IDEs.

O utilitário terá suporte a várias linguagens de programação, incluindo Go, Java, Javascript, Python e SQL. É provável que futuramente outras plataformas sejam incorporadas.

Continua após a publicidade

2. Assistente de chat

A assistência por bate-papo deve funcionar de maneira semelhante ao que as pessoas já viram no Google Bard e no ChatGPT. O usuário digita sua pergunta em uma caixa de texto e a IA traz a resposta de maneira direta em linguagem natural humanizada.

A diferença aqui é que o algoritmo foi calibrado para responder especificamente perguntas sobre desenvolvimento e infraestrutura em nuvem. Será possível tirar dúvidas sobre praticamente qualquer assunto, como usar determinados serviços ou obter planos de melhoria para projetos.

O assistente de chat também fornecerá boas práticas de arquitetura e codificação em tempo real, sem que o usuário precise pesquisar em outro lugar. Esse chatbot ficará disponível em várias áreas do Google Cloud, como nos IDEs, no Cloud Console e em produtos e serviços.

Continua após a publicidade

“Seja você um desenvolvedor, operador, engenheiro de dados ou profissional de segurança, você poderá aproveitar a assistência por bate-papo para ajudar a realizar mais trabalhos com mais rapidez”, garante o Google.

1. Crie aplicativos sem saber programar

Quem é da área de programação provavelmente já ouviu falar do aplicativo AppSheet. De modo resumido, o app consegue transformar dados de tabelas em aplicativos funcionais para resolver problemas em empresas, como logística, estoque ou comunicação interna.

A tecnologia Duet AI deve ser incorporada à plataforma de desenvolvimento para facilitar ainda mais a criação de softwares sem precisar programar. Além de usar dados de Drive, Dropbox e Microsoft 365 como fonte, ainda será possível contar com o auxílio da IA de modo humanizado.

Continua após a publicidade

A ideia é que a pessoa descreva sua necessidade em uma caixa de bate-papo para a IA apresentar uma solução. O resultado é refinado conforme o feedback do usuário até que se chegue no serviço desejado.

Para o Google, essa novidade vai permitir que qualquer pessoa desenvolva soluções, especialmente em micro e pequenas empresas, as quais normalmente não têm condições de pagar por uma equipe ou por um software para solucionar problemas rotineiros. Além disso, o recurso pode liberar os desenvolvedores para em projetos de alto impacto em vez de digitar linhas de código simples.

O Duet AI é seguro para empresas?

Continua após a publicidade

Em meio a tantas preocupações sobre a privacidade online, o Google garante que o Duet AI é totalmente seguro. A empresa afirma que os princípios de IA internos estabelecem “o compromisso de desenvolver tecnologia de forma responsável”.

“Seu código e recomendações não serão reutilizados para nenhum modelo de aprendizado e desenvolvimento. Isso ajuda a garantir a privacidade de seus dados e códigos e também a integridade do espaço de conhecimento a partir do qual nossos modelos de IA são treinados”, explica Weingartner.

Outra vantagem do Duet AI é a execução via internet, com o processamento ocorrido na nuvem do Google Cloud. Isso significa que as empresas não precisam se preocupar com a compra de servidores ou a montagem de uma infraestrutura de rede poderosa, já que tudo roda no datacenter do Google.

Continua após a publicidade

O serviço já está disponível a partir desta quarta-feira (9) para alguns usuários cadastrados na lista de espera do programa AI Trusted Tester (cloud.google.com/ai). Em breve, a Gigante das Buscas pretende expandir os testes para mais pessoas.