SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Dona do TikTok deve lançar IA para criar chatbots personalizados

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 04 de Dezembro de 2023 às 17h42

Link copiado!

Tara Winstead/Pexels
Tara Winstead/Pexels
Tudo sobre TikTok

A dona do TikTok também se prepara para entrar na dança da inteligência artificial: a chinesa ByteDance estaria trabalhando em uma plataforma de IA para a criação de chatbots customizados, com dados e comportamento próprios, revela uma reportagem do site South China Morning Post

A ideia é semelhante à tecnologia GPTs, anunciada em novembro pela OpenAI. O recurso da dona consiste num modelo de linguagem amplo responsável por criar robôs que realizariam tarefas específicas conforme a necessidade de cada usuário; no caso da solução da ByteDance, a ideia seria gerar tecnologias que se integrem com outras já lançadas ou em desenvolvimento.

Também faria parte desse movimento uma IA para criar imagens, aos moldes de DALL-E e Stable Diffusion, por exemplo. De acordo com o que foi publicado na imprensa chinesa, a plataforma de criação de chatbots será liberada em fase experimental ainda neste final de ano de maneira pública, para todos os usuários.

Continua após a publicidade

De acordo com o SCMP, o desenvolvimento da nova solução foi revelado aos funcionários em um memorando interno. No texto, a ByteDance fala também em “explorar novos produtos de IA generativa”, além da forma como eles podem se conectar a soluções já existentes.

IA para o mercado chinês

A produção de uma plataforma própria de apps com inteligência artificial, mais do que uma competição direta à OpenAI, é também uma forma de garantir o cumprimento de leis locais. Enquanto a China tem forte regulamentação para esse mercado, o ChatGPT, um dos figurões internacionais, tem o uso restrito por lá.

Continua após a publicidade

A briga, então, se dá menos com a empresa americana e mais com outro grande nome chinês, o Baidu. Em agosto, a companhia anunciou o lançamento do Ernie AI, um bot de inteligência artificial que rivaliza diretamente com a solução da ByteDance, a Doubao, lançada no mesmo mês.

Trabalhar em inteligências artificiais comerciais e mecanismos focados, claro, é o próximo passo lógico para as duas empresas, assim como aconteceu deste lado do mundo. A ByteDance, entretanto, não confirmou oficialmente as informações publicadas pela imprensa chinesa.

Fonte: SCMP