Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

GPTs | OpenAI vai deixar você criar sua própria versão do ChatGPT

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 06 de Novembro de 2023 às 17h32

Link copiado!

Reprodução/OpenAI
Reprodução/OpenAI

A OpenAI anunciou a chegada da ferramenta GPTs, capaz de permitir que qualquer pessoa personalize o ChatGPT de acordo com os próprios interesses. A novidade está disponível para assinantes dos planos Plus e Enterprise da plataforma, não exige noção de programação e em breve vai resultar em uma loja virtual com as melhores criações da comunidade.

O anúncio foi feito durante o DevDay da OpenAI, primeira conferência para desenvolvedores organizada pela empresa e que ocorreu nesta segunda-feira (6).

"Qualquer um pode criar facilmente o seu próprio GPT — não é necessário programar", explica a companhia em seu blog oficial. "Você pode fazê-los para você mesmo, apenas para uso interno em sua companhia ou para todo mundo. Criar um é tão fácil quanto iniciar uma conversa, fornecer instruções e conhecimentos extras e escolher o que ele pode fazer, como pesquisar na web, criar imagens ou analisar dados."

Continua após a publicidade

A companhia liderada por Sam Altman cita como exemplos da novidade criar uma versão do ChatGPT para ensinar as regras de um jogo de tabuleiro para leigos, ajudar a escrever melhor, informar dicas sobre como tirar manchas de roupa e oferecer receitas com os ingredientes em casa. Algumas dessas criações personalizadas já estão disponíveis para testes no plano Plus do serviço — usuários da versão gratuita até conseguem acessar os links, mas não conseguem usar o GPT customizado.

O chatbot convencional já possui uma área para inserir instruções personalizadas e receber respostas adaptadas às demandas de cada usuário, mas os GPTs são uma evolução desse recurso. Em nota oficial no site da empresa, a própria OpenAI reconhece que a comunidade de usuários exigia mais opções de controle e atendeu aos pedidos com a nova ferramenta.

Todas as instruções sobre o funcionamento da IA podem ser configuradas por texto. Além disso, o serviço permite escolher quais ações o bot é capaz de realizar, como criar imagens, analisar dados ou pesquisar na internet em tempo real.

OpenAI quer criar uma loja de GPTs

Após a distribuição do recurso, a OpenAI quer que a própria comunidade se envolva na personalização e use a criatividade para montar esse “multiverso” de ChatGPTs. A desenvolvedora pretende inaugurar a GPT Store até o final do mês, uma loja virtual com os principais modelos disponíveis e destaque para alguns criadores verificados.

A loja pode facilitar o encontro de novos GPTs, especialmente por quem está com dificuldades para escolher as instruções ideais para o bot, e há uma promessa de monetização para os criadores mais populares.

ChatGPT tem mais de 100 milhões de usuários semanais

Continua após a publicidade

A OpenAI também revelou que o ChatGPT tem uma base de 100 mihões de usuários por semana. Vale lembrar que o serviço foi inaugurado apenas no final do ano passado e possui menos de um ano de existência, mas inaugurou uma nova era de ferramentas de IA generativa, seguida por Bing Chat, Bard e outras opções.

Quem assina o ChatGPT Plus pode conferir alguns exemplos de GPTs personalizados em openai.com/chatgpt