Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Criador do ChatGPT detona IA de Elon Musk: "humor boomer e cringe"

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 10 de Novembro de 2023 às 12h54

Link copiado!

Mojahid Mottakin/Unsplash
Mojahid Mottakin/Unsplash
Elon Musk

O CEO da OpenAI e criador do ChatGPTSam Altman não mediu esforços para ridicularizar o Grok, a nova inteligência artificial anunciada criada xAI, de Elon Musk. Em post publicado na própria conta do X (antigo Twitter), Altman considerou a proposta do Grok como algo de um “humor boomer” (em referência às pessoas com mais de 50 anos de idade) e “cringe” (expressão em inglês para “vergonha alheia”).

Além de atacar a nova concorrente, o chefe da OpenAI ainda promoveu a sua nova tecnologia GPTs, usada para criar versões personalizadas do ChatGPT. No print, Altman pede para que o software “seja um chatbot que responda às perguntas com humor boomer e cringe, de forma um pouco constrangedora para chocar e gerar risadas”.

A ferramenta prontamente responde que o bot foi criado, dá o nome de "Grok" e ainda inclui a legenda “eu conto as piadas como o pai do seu pai”. Na legenda, ele ainda comenta que "os GPTs ainda podem poupar muito esforço", um sinal de que a IA rival não faria nada demais além de incluir piadas nas respostas. A indireta (bem direta, na verdade) já acumula quase 4 milhões de visualizações desde a postagem.

Continua após a publicidade

O que é o Grok?

O Grok é um chatbot de IA generativa desenvolvido pela empresa xAI, que pertence a Elon Musk. Revelado no último sábado, o bot ainda passa por testes de acesso antecipado e deve ser integrado à lista de funções do X Premium+, serviço de assinatura do antigo Twitter.

O grande diferencial do Grok está na abordagem da resposta: a IA foi desenvolvida para responder assuntos com sarcasmo e consegue pesquisar por informações no X em tempo real para comentar assuntos mais recentes. Quem acompanha as postagens de Musk na rede social percebe que é o mesmo estilo de humor adotado pelo bilionário — como diz o ditado, “o fruto não cai longe da árvore”.

Rivalidade entre Altman e Musk não é recente

Sam Altman e Elon Musk foram dois dos cofundadores da OpenAI em 2015, mas romperam relações nos anos seguintes. De acordo com o Business Insider, a biografia oficial de Musk, escrita por Walter Isacsson, revela que o bilionário da Tesla não gostou de quando o projeto abandonou a ideia de funcionar sem fins lucrativos e fez uma parceria em 2019 com a Microsoft.

Aparentemente, o ressentimento continua: a xAI revelou o Grok poucos dias antes do DevDay, primeira conferência para desenvolvedores da OpenAI, que contou com o anúncio dos GPTs e do modelo GPT-4 Turbo, com dados autalizados até abril de 2023.