Como usar o ChatGPT para revisar seu texto e evitar erros comuns
Por Viviane França • Editado por Bruno De Blasi |

O ChatGPT pode ajudar na correção de ortografia, gramática, estrutura, clareza, repetição de palavras e até na alteração do tom de voz do seu texto. Para usá-lo, enviar o trecho que deseja revisar e solicitar as correções.
- O que os brasileiros mais fazem no ChatGPT? Veja os principais usos da IA
- O GPT-5 é gratuito? Veja quem pode usar a nova IA do ChatGPT
A seguir, confira:
- Como usar o ChatGPT para revisar seu texto?
- Como posso pedir ao ChatGPT para melhorar um texto?
- Dá para confiar 100% na revisão do ChatGPT?
Como usar o ChatGPT para revisar seu texto?
O ChatGPT pode apontar erros e sugerir melhorias no seu texto, além de manter ou adaptar seu estilo de escrita para atender a diferentes públicos, contextos ou objetivos. Veja maneiras de usá-lo para revisão e exemplos de prompts!
Ortografia e gramática
Você pode solicitar ao ChatGPT que corrija erros de ortografia e gramática sem mudar o vocabulário ou a estrutura do texto. Assim, ele vai mostrar palavras incorretas, falta de acentuação e erros de conjugação verbal, entre outros problemas de escrita.
- Exemplo de prompt: "Revise o texto abaixo e corrija erros ortográficos e gramaticais, considerando a língua portuguesa (Brasil). Mantenha o vocabulário e a estrutura originais".
Estrutura
Se você tiver dúvidas sobre como as ideias estão apresentadas no texto, sobre a organização dos parágrafos ou a divisão dos tópicos, dá para pedir uma revisão ao ChatGPT.
A Inteligência Artificial (IA) consegue listar subtítulos ou tópicos que resumem as principais ideias, além de sugerir se algum parágrafo deve ser movido para outra parte do texto ou se frases relacionadas podem ser melhor conectadas.
- Exemplo de prompt: “Analise a estrutura do texto e sugira melhorias para a organização das ideias, a divisão entre parágrafos e a fluidez geral, de modo que a leitura fique mais agradável e fácil de entender, sem alterar o conteúdo original”.
Coerência e clareza
O ChatGPT pode ajudar a verificar se seu texto flui bem entre as frases e parágrafos. Você pode pedir que ele avalie a clareza, lógica e coerência da escrita. Ele vai apontar trechos confusos, repetições desnecessárias ou ideias soltas.
-
Exemplo de prompt: “Analise o texto e sugira melhorias para torná-lo mais claro e coerente, sem alterar o estilo de escrita do autor”.
Erros de digitação
Dá para usar a IA para identificar erros comuns de digitação, que muitas vezes passam despercebidos em revisões rápidas.
A ferramenta irá detectar e corrigir palavras digitadas incorretamente, letras faltantes ou trocadas, e outros deslizes menores, sem alterar o significado, a estrutura ou o tom do texto.
- Exemplo de prompt: “Revise o texto e corrija quaisquer erros de digitação, como palavras escritas incorretamente ou caracteres trocados por engano, sem alterar o conteúdo e o estilo de escrita do autor”.
Repetição de palavras e sinônimos
O ChatGPT consegue identificar palavras usadas em excesso e sugerir sinônimos para variar o vocabulário. Assim, ele até pode reorganizar sentenças para usar termos equivalentes sem alterar o contexto da frase.
- Exemplo de prompt: “Revise o texto e substitua palavras repetidas por sinônimos adequados, sem alterar o contexto da frase/texto”.
Alteração do tom de voz
É possível pedir para a IA adequar a escrita a um tom mais formal, informal, amigável, técnico, entre outros estilos. Além de inserir o tom de voz desejado, é indicado dar mais detalhes sobre o público-alvo do texto.
Por exemplo, quando solicitado para escrever em um estilo informal, o ChatGPT pode incluir gírias no texto, que nem sempre são adequadas.
- Exemplo de prompt: “Reescreva o texto a seguir num tom mais formal [altere conforme o estilo desejado], sem alterar as informações e o contexto”.
Como posso pedir ao ChatGPT para melhorar um texto?
Para solicitar que o ChatGPT melhore seu texto, é indicado:
- Enviar trechos curtos, como parágrafos ou pequenas seções, para facilitar a compreensão do contexto pelo ChatGPT e aumentar a precisão das sugestões;
- Solicitar cada tipo de mudança separadamente para acompanhar as alterações e realizar ajustes, se necessário. Por exemplo, primeiro peça a correção de ortografia e gramática. Depois, melhorias de clareza ou reorganização das ideias;
- Informar o objetivo do texto e o público-alvo para que a IA possa propor melhorias adequadas ao tom e ao nível de formalidade.
Dá para confiar 100% na revisão do ChatGPT?
A IA pode cometer erros, interpretar mal alguns contextos ou fazer mudanças que tiram a ‘personalidade’ do texto. A melhor prática é usar o ChatGPT como um primeiro revisor para apontar e corrigir grande parte dos erros e depois fazer uma revisão pessoal para garantir que o texto mantenha sua identidade, clareza e precisão.
Leia também:
- O que é GPT-5? Conheça a nova IA do ChatGPT que promete ter menos alucinações
- 4 funções do ChatGPT que eram pagas e agora estão de graça
- O que é ChatGPT Search? Veja como fazer busca na web com o concorrente do Google
VÍDEO: Samsung Galaxy Z Fold 7: ele evoluiu, mas a bateria não [ANÁLISE/REVIEW]