Chatbot "Apple GPT" já é usado por funcionários da Maçã, revela jornalista
Por Douglas Ciriaco | •

Parece que a Apple vai mesmo lançar um chatbot próprio com IA para rivalizar com ChatGPT e Bard. Apelidado de “Apple GPT”, o recurso já estaria sendo utilizado por funcionários da Maçã, indicando um programa relativamente maduro e possivelmente próximo de ser revelado ao público.
- 30 sites e apps de IA grátis similares ao ChatGPT
- App oficial do ChatGPT para Android já está disponível para download
As informações são do jornalista Mark Gurman, do Bloomberg, que publicou tudo na mais recente edição de sua newsletter Power On. Gurman já havia revelado na última semana que a Maçã desenvolve o Apple GPT e deve entrar em breve na disputa contra Google, OpenAI, Microsoft e tantas outras que já participam da “corrida das IAs” em 2023.
De acordo com o jornalista, a Apple teria construído um “serviço interno estilo ChatGPT para empregados”, o que ajudaria a “prototipar recursos futuros, resumir textos e responder questões com base nos dados com os quais ele foi treinado”.
Apple GPT chega em 2024
O ChatGPT é movido pelo GPT, o Bard usa o PaLM 2 e o Apple GPT tem como cérebro o framework conhecido como Ajax. A Apple parece bastante empenhada em criar uma alternativa às principais IAs generativas de texto da atualidade e tal iniciativa envolveria esforços de diferentes setores da companhia, revela Gurman.
Apesar de ainda não estar claro quais as aplicações do chatbot da Apple, é possível imaginar que ele possa dar um gás de IA na Siri a fim de torná-la mais inteligente, o que, caso aconteça de fato, colocaria a Apple adiante dos principais rivais — Google Assistente e Alexa, por exemplo, ainda não contam com nada parecido.
Além desse tipo de uso, Gurman revela que a Maçã poderia incluir o Apple GPT em outras partes do ecossistema Apple, como suporte à equipe que presta assistência no programa AppleCare.
Apesar de mais novidades reveladas agora, tudo ainda deve ser tratado apenas como rumor, já que o “ChatGPT da Apple” não foi anunciado oficialmente pela empresa.
Fonte: Bloomberg