Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

“ChatGPT da Apple” está em desenvolvimento e chega em 2024, sugere rumor

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 19 de Julho de 2023 às 18h00

Link copiado!

Armand Valendez/Pexels
Armand Valendez/Pexels
Tudo sobre Apple

Parece que a aposta da Apple para concorrer contra o ChatGPT pode sair do papel. A Maçã estaria desenvolvendo um framework para entrar no segmento de IA generativa e também criou um chatbot para funcionários, apelidado internamente de “Apple GPT”.

De acordo com o Bloomberg, o framework Ajax seria capaz de desenvolver um Grande Modelo de Linguagem (Large Language Models ou LLM) para alimentar os sistemas de inteligência artificial. Fontes anônimas relataram que a Apple concentrou grandes esforços com relação à IA nos últimos meses e incluiu a colaboração de diversas equipes no projeto, que também dedica atenção a possíveis problemas de privacidade envolvendo o serviço.

A Maçã ficou atrás na corrida de IA generativa com a chegada do ChatGPT, da OpenAI (financiada pela Microsoft), e posteriormente do Bard, do Googleque chegou ao Brasil recentemente. A empresa já usa a IA em diferentes plataformas, como a Siri e no app Fotos, mas o desenvolvimento da tecnologia capaz de criar conteúdos teria ganhado importância na empresa nos últimos meses.

Continua após a publicidade

Apple criou chatbot com base em IA

Ainda segundo o Bloomberg, o Ajax foi criado para ajudar com soluções de aprendizado de máquina, mas forneceu a base para o chatbot similar ao "ChatGPT da Apple". O chatnpt surgiu como um experimento no final do último ano disponibilizado para uso interno da empresa, mas os funcionários ainda precisam de aprovação especial para acessá-lo.

De acordo com funcionários da Apple, a ferramenta seria usada para ajudar com protótipos de produtos e consegue resumir textos e responder a perguntas com base nos dados treinados. O chat é oferecido como um aplicativo na web e lembra ChatGPT e Bard.

Empresa ainda não definiu a estratégia de lançamento

Além do desenvolvimento, a Gigante de Cupertino ainda trabalha com as possíveis abordagens da sua IA generativa para os consumidores. A Apple não teria formatado um plano concreto, mas fontes sugerem que a Maçã pode fazer um “anúncio significante relacionado à IA” no próximo ano.

O trabalho é liderado pelo chefe de aprendizado de máquina e IA da Apple, John Giannandrea, e o vice-presidente sênior de engenharia de software, Craig Federighi. A empresa ainda não decidiu como aplicar as ferramentas em seus produtos, mas trabalha em algo na linha do ChatGPT. Há um esforço coletivo entre os times de inteligência artificial, engenharia de software e engenharia de computação em nuvem para desenvolver toda a infraestrutura do projeto.

Ainda é cedo para descobrir qual será o novo produto de IA da Apple, mas a empresa abriu mais de 40 vagas para o segmento de inteligência artificial generativa nos últimos meses. Rumores também apontaram que a assistente Siri poderia receber uma reformulação nesse sentido.

Continua após a publicidade

Vale a pena ressaltar que o próprio CEO da Apple, Tim Cook, já revelou que usa o ChatGPT para fins pessoais, mas atentou para a necessidade de regulamentação da tecnologia.

Fonte: Bloomberg