Publicidade

Windows 10 não deve ser compatível com WiFi 7

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Rawpixel.com/Freepik e Windows/Unplash
Rawpixel.com/Freepik e Windows/Unplash

O WiFi 7 será uma importante inovação para as redes sem fio quando os primeiros aparelhos a suportarem essa tecnologia forem lançados no fim do ano. No entanto, os usuários de Windows 10 não devem ter acesso a essa tecnologia, já que só estará disponível para o Windows 11 e versões atualizadas do Linux e Chrome OS.

Um documento criado pela Intel foi encontrado pelo informante chi11eddog e compartilhado no Twitter. Em uma das tabelas da ficha, é mencionado que a tecnologia será exclusiva dos SOs citados acima.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O motivo para essa seletividade é porque o Windows 10 não possui um driver certificado pela Microsoft para ser compatível com o WiFi 7. O mesmo deve acontecer com as plataformas recentes da Qualcomm e MediaTek, que também vão ficar de fora da festa.

A notícia pode desapontar uma parcela considerável de usuários. Segundo dados de março desse ano, o Windows 10 continua presente em 70% das máquinas disponíveis no mercado. Por outro lado, a mudança pode significar que mais pessoas migrem para o sistema operacional mais recente da Microsoft nos próximos meses.

WiFi 7 estará disponível nas novas CPUs da Intel

O WiFi 7 terá suporte para as bandas de 2,4 Gghz, 5 Ghz e 6Ghz com velocidade 2,4 vezes maior do que o atingido no WiFi 6E. Testes realizados pela Intel no ano passado obtiveram uma taxa de transferência de dados na casa dos 5 Gbps.

Por mais que pareça algo distante, os processadores Intel Meteor Lake para notebooks e os Raptor Lake Refresh de desktops serão alguns dos primeiros produtos a ter compatibilidade com a conexão em outubro. Inclusive, a ASUS anunciou recentemente a chegada de novas placas-mãe Z790 com o WiFi 7 e Bluetooth 5.4 para os modelos de computadores de mesa.

Para realizar a conexão, os notebooks e placas-mãe serão equipadas com novas soluções de placas dedicadas e adaptadores. No caso da Intel, se trata das placas Gale Peak 2 "BE200" e a Killer 1750X.