Publicidade

Todas placas-mãe AM5 da ASUS funcionarão com CPUs Ryzen 9000

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
ASUS
ASUS
Tudo sobre ASUS

Após diversas placas-mãe da MSI ganharem suporte oficial para os futuros Ryzen 9000 da AMD, a ASUS confirmou que todas as suas motherboards com soquete AM5 também estarão prontas para a chegada das CPU Zen 5 para desktops. O anúncio foi feito no site oficial da empresa, que atua conforme o lançamento do AGESA 1.1.7.0.

O firmware disponibilizado adiciona os processadores Ryzen 9000, de codinome Granite Ridge, na linha de produtos reconhecidos e prontos para rodarem nas placas-mãe. Com o lançamento dos novos Ryzen, os usuários devem apenas realizar um simples update de BIOS e instalar as CPUs sem grandes problemas.

A lista divulgada pela ASUS compreende todas as mainboards da marca com o soquete AM5, totalizando 44 peças distintas. Mesmo que a AMD tenha se comprometido em oferecer suporte continuado a todos os produtos AM5 até 2025, é possível que placas-mãe especiais para a nova geração Ryzen também sejam lançadas nos próximos meses.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Baseados na arquitetura Zen 5, os Granite Ridge devem se chamar Ryzen 9000 e ter um aumento de IPC (Instruções por Ciclo) superior aos 20%. Características como melhoria em eficiência energética e uma leve mudança na litografia de 4 nanômetros também podem se concretizar.

Os Ryzen 9000 Granite Ridge de desktop devem ser lançados até o fim de 2024.