Publicidade

Placas AM5 atuais terão suporte a CPUs AMD Ryzen 9000

Por| Editado por Jones Oliveira | 18 de Abril de 2024 às 18h10

Link copiado!

Asus / Divulgação
Asus / Divulgação
Tudo sobre AMD

As placas-mãe com soquete AM5 da atual geração, com chipset AMD 600, terão suporte aos novos processadores Ryzen 9000 (nome ainda não oficial). A confirmação veio na documentação de atualização da BIOS de algumas placas ASUS e MSI.

Tradicionalmente, a AMD costuma expandir ao máximo a compatibilidade de chipsets antigos com CPUs mais recentes, tanto que quase todas as placas-mãe AM4 suportam dos primeiros Ryzen aos Ryzen 6000. 

Ainda assim, a novidade é um indicativo de que a empresa planeja manter a mesma prática enquanto a pinagem do processador for a mesma, mesmo com a migração da arquitetura Zen 4 para Zen 5.

Continua após a publicidade

Novos processadores Ryzen 9000 a caminho

A nova BIOS ainda traz uma segunda boa notícia, ou ao menos indicativo, pois sugere que o lançamento dos novos processadores AMD Ryzen 9000 está a caminho.

Ao que tudo indica, as novas CPUs devem contar com até 16 núcleos Zen 5 e a expectativa é de que eles sejam apresentados oficialmente durante a Computex 2024, que ocorre em Taipei (Taiwan), em junho. 

O Canaltech está no WhasApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

A nova microarquitetura AMD chega ao mercado ainda em 2024 para desktops e notebooks, e possivelmente também aos portáteis em uma eventual nova geração do ROG Ally.