Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Thunderbolt Share | Quais PCs são compatíveis com a nova tecnologia?

Por| Editado por Jones Oliveira | 15 de Maio de 2024 às 18h30

Link copiado!

Intel
Intel
Tudo sobre Intel

O Thunderbolt Share é a nova tecnologia da Intel para conexão rápida entre dois computadores por meio de um cabo de mesmo nome. Esse recurso almeja facilitar a troca de dados e transferência de arquivos com duas máquinas conectadas, além de possibilitar sincronização em tempo real e controle de um dos PCs. No entanto, sua disponibilidade ainda é limitada.

Apesar de ser uma tecnologia que recorre ao protocolo Thunderbolt 4 e 5 utilizado em boa parte das conexões USB-C de computadores de mesa e notebooks, o Thunderbolt Share só funcionará em “PCs selecionados”, segundo a Intel informou à reportagem do Canaltech.

Em coletiva de imprensa, o vice-presidente e gerente geral da divisão de conectividade da Intel, Jason Ziller, foi questionado sobre os motivos pelos quais a tecnologia não está disponível para todos os PCs. Em resposta, o executivo comentou que o Thunderbolt Share só funciona em máquinas habilitadas via hardware, impossibilitando que PCs antigos sejam compatíveis com a funcionalidade.

Continua após a publicidade
"Por ser ativado via hardware, não há nenhuma forma de usufruir das vantagens do Thunderbolt Share [em um PC antigo]. Então, o usuário teria que comprar um novo PC [com os requisitos recentes]", respondeu Jason Ziller.

Intel ainda não explicou limitação do Thunderbolt Share

Contudo, o gerente geral de conectividade da fabricante afirma que, com um PC recente que tenha o hardware habilitado, seria possível usar o Thunderbolt Share entre um dispositivo novo e um antigo, desde que o modelo antigo tenha esse protocolo. Contudo, a Intel ainda não aprofundou sobre quais são essas exigências de hardware. Por outro lado, sabemos que processadores mais novos têm acesso ao Thunderbolt 5

Pelo fato da companhia não ter citado nominalmente quais de seus processadores são compatíveis com a tecnologia, é possível assumir de maneira preliminar que somente as futuras gerações Arrow Lake e Lunar Lake teriam acesso ao recurso. Essa ideia é corroborada com as falas de Ziller de que esses futuros “novos” PCs chegariam a partir do segundo semestre de 2024, ou seja, a mesma janela dos vindouros processadores.

Continua após a publicidade

Em um dos materiais da empresa, a Intel afirma que para usar o Thunderbolt Share, o usuário precisa de um computador com sistema operacional Windows licenciado pela OEM responsável, com cabo Thunderbolt 4/5. Pelo menos um dos PCs ou acessório Thunderbolt deve ser licenciado para que o Thunderbolt Share funcione.

Assim, deve ser possível usar a ferramenta em diversos computadores atuais e mais antigos, contanto que a outra máquina tenha a certificação do Thunderbolt Share. Porém, ainda não sabemos quais são essas exigências especificamente.