Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Suposta placa da AMD dedicada à mineração com chip da RX 6900 XT é fotografada

Por| Editado por Wallace Moté | 27 de Agosto de 2021 às 09h29

Link copiado!

Divulgação/AMD
Divulgação/AMD
Tudo sobre AMD

Um dos elementos responsáveis pela atual crise dos semicondutores, a criptomineração incentivou as grandes fabricantes de hardware, em especial de placas de vídeo, a aplicar medidas para reduzir o estresse nos estoques. Além de lançar versões revisadas de algumas GPUs com o sufixo LHR (Lite Hash Rate), a Nvidia desenvolveu uma linha dedicada para criptomoedas, a CMP.

A AMD, por outro lado, acreditou que medidas mais estritas de logística, como a venda direta em seu site através de múltiplos lotes, seria suficiente para barrar a compra desenfreada dos mineradores. Aparentemente, a companhia mudou de ideia, ao menos em algumas regiões do mundo, como revelam fotos recém-encontradas de uma placa dedicada à criptomineração da empresa.

Placa da AMD para mineração com GPU da RX 6900 XT é fotografada

Continua após a publicidade

As imagens da placa em questão foram descobertas pelo leaker I_Leak_VN, no perfil do Facebook de uma varejista vietnamita, e mostram um modelo com visual sóbrio, com espessura de dois slots. O sistema de alimentação, composto por dois conectores de 8 pinos, e o conjunto de capacitores sugerem que o chip utilizado é o Navi 21, mesmo da RX 6900 XT, RX 6800 XT e RX 6800.

Logos no PCB revelam que o componente foi fabricado pela XFX, uma das parceiras mais famosas da AMD na fabricação de placas de vídeo, e como esperado de placas dedicadas à criptomineração, não há portas para exibição de vídeo — a região é completamente aberta, para facilitar o resfriamento do chip em ambientes mais extremos, como os rigs de mineração.

Um ponto interessante levantado por um usuário na postagem de I_Leak_VN é que o modelo fotografado lembra bastante a Instinct MI100, GPU da AMD dedicada a computação massiva de dados, o que levanta dúvidas se de fato a placa fotografada é um novo modelo com chip Navi 21. Além disso, a publicação original já foi apagada.

Continua após a publicidade

Ainda assim, como lembra o TechSpot, códigos do kernel do Linux já indicavam que a companhia estava trabalhando em uma linha dedicada à mineração, e há forte probabilidade de se tratar de um produto real.

Modelo com duas GPUs RX 570 também foi encontrada

Vale lembrar que essa não foi a única solução para criptomineração com hardware da AMD a surgir na internet: recentemente, uma placa da SAPPHIRE com duas GPUs Polaris 10, mesma da Radeon RX 570, foi encontrada no fórum chinês Sabara1st.

Continua após a publicidade

O visual dessa variante lembra mais placas gamer, com duas ventoinhas e uma porta HDMI, e algumas características únicas, incluindo dois conectores de 8 pinos para alimentação e grande abertura na traseira para reforçar a refrigeração.

Testes mostraram que a curiosa solução consegue entregar 60 MH/s (megahashes por segundo, a capacidade de cálculos de criptomineração da placa), mantendo as temperaturas relativamente baixas, entre 60 e 65 °C.

Fonte: I_Leak_VN, TechSpot, HotHardware