Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

CES 2020 | Qualcomm entra pesado no mercado automotivo e anuncia novidades

Por| 07 de Janeiro de 2020 às 07h17

Link copiado!

Reprodução
Reprodução
Tudo sobre Qualcomm

A Qualcomm aproveitou a CES 2020 para anunciar uma porção de novidades para sua divisão de tecnologia, a Qualcomm Technologies. Em especial nos anúncios, foram muitos recursos e ferramentas para o setor automotivo, mercado que a empresa já paquerava há algum tempo e que agora parece estar entrando com tudo.

Qualcomm Snapdragon Ride - plataforma para direção autônoma

A Qualcomm Snapdragon Ride é uma plataforma automotiva pensada para a direção autônoma que consiste na família Snapdragon Ride Safety de sistemas em chips e que é subdividido em Snapdragon Ride Safety Accelerator e Snapdragon Ride Autonomous Stack.

O Snapdragon Ride tem como objetivo abordar a complexidade da direção autônoma e do ADAS (Advanced Driver Assistance System ou sistema de assistência de direção avançada), alavancando seu hardware de alto desempenho, economia de energia, as tecnologias de inteligência artificial líderes do setor e a direção autônoma pioneira para fornecer uma solução abrangente, de custo e energia.

Continua após a publicidade

Espera-se que o Snapdragon Ride esteja disponível para pré-desenvolvimento para montadoras e fornecedores de nível 1 no primeiro semestre de 2020. A Qualcomm Technologies antecipa que os veículos com Snapdragon Ride estarão em produção em 2023.

Benefícios do Snapdragon Ride

  • Pacote de suporte comprovado e integrado da placa de segurança
  • Estruturas de segurança topo de linha, incluindo Adaptive AUTOSAR
  • Bibliotecas de funções básicas otimizadas e abrangentes para visão computacional, processamento de sinal de sensor e bibliotecas aritméticas padrão
  • Ferramentas de IA para melhorar a eficiência do carro, bem como otimizar o tempo de execução em unidades de computação heterogêneas
  • Opções de direção autônoma abrangente para funções de rodovia, como percepção e planejamento para funções de direção
  • Solução de localização econômica com o Qualcomm® Vision Enhanced Precision Positioning (VEPP)
    Hardware e software no ambiente de teste de loop
  • Ferramentas de gerenciamento de dados para coleta inteligente de dados e anotação automatizada

Qualcomm Car-to-Cloud Service - para atualizações over the air

Continua após a publicidade

O novo Qualcomm Car-to-Cloud Service é o primeiro produto da empresa pensado para conectar automóveis às plataformas 4G e 5G e aos processadores da empresa. Aproveitando o amplo conjunto de ativos de tecnologia da empresa, o Qualcomm Car-to-Cloud Service foi projetado para ajudar as montadoras a manter os sistemas de cabine e telemática atualizados, oferecendo a flexibilidade necessária para ativar os recursos a qualquer momento, além de ajudar as montadoras a acompanhar as tendências de tecnologia do consumidor.

O serviço Qualcomm Car-to-Cloud também oferece às montadoras a oportunidade de desbloquear novos fluxos de receita durante todo o ciclo de vida de um veículo com atualizações over-the-air (OTA), desbloqueio sob demanda de recursos e serviços de pagamento conforme o uso, além de reunir valiosas análises do uso do automóvel.

A nova plataforma Qualcomm Car-to-Cloud deve estar disponível no segundo semestre de 2020.

Benefícios do serviço Qualcomm Car-to-Cloud

Continua após a publicidade
  • Sistema de implantação rápida: implemente recursos agora com a capacidade de atualizar ao longo da vida útil do veículo; ativar somente quando necessário; oportunidade de vender serviços sob demanda aos clientes
  • Operação econômica: serviços de conectividade econômicos e atualizações over-the-air; gerenciamento de recall / garantia; serviço de pagamentos online
  • Insights acionáveis: oportunidade de receber informações sobre o uso de aplicativos e recursos, tomar decisões informadas com base no monitoramento do uso de hardware
  • Novos serviços e oportunidades de receita: novos serviços conectados; serviços sob demanda para compartilhamento de carros e Car as a Service
  • Experiências personalizadas do usuário para passageiros: interface do usuário do cliente com base em análises; conteúdo, aplicativo e serviços agrupados e segmentados, criando novos fluxos de receita em potencial
  • Conectividade Integrada: operadores globais para conectividade de autoinicialização; conformidade regulamentar e integração com operadores locais; e diferencie o tráfego para ofertas de conectividade patrocinadas
  • Comunicação segura ancorada por chaves no hardware do chipset Qualcomm e na infraestrutura de servidor seguro de carro para nuvem

Cellular Vehicle-to-Everything (C-V2X) - para conectar o carro com a estrada e outros veículos

O Cellular Vehicle-to-Everything (C-V2X) é um sistema que oferece poder computacional para fornecer um conjunto completo de soluções sem fio 4G e 5G e C-V2X, incluindo serviços de localização GNSS de várias frequências para posicionamento preciso, segurança de mensagens V2X, assinaturas e verificações e opções de sistema de transporte inteligente V2X (ITS). A plataforma Qualcomm C-V2X é baseada na arquitetura de alto desempenho e baixo consumo de energia da Qualcomm Technologies e é otimizada para uso com aplicativos de software para acelerar ainda mais a implantação de sistemas veiculares e RSUs C-V2X nos EUA e no mundo.

O C-V2X é globalmente compatível com 5G e complementa outros sensores do ADAS (Advanced Driver Assistance Systems), como câmeras e radares. O modo de comunicação direta C-V2X foi projetado para oferecer aos veículos comunicações de baixa latência para se comunicar diretamente com outros veículos, infraestrutura na estrada e pedestres sem o envolvimento de uma rede celular ou assinatura de rede celular, operando no espectro ITS de 5,9 GHz harmonizado.

Continua após a publicidade

Segundo a Qualcomm, 11 fabricantes e 12 fornecedores de infraestrutura incluíram o chipset Qualcomm 9150 C-V2X em pauta.

Chip Wi-Fi Dual-MAC - para Wi-Fi automotivo

Por fim, a Qualcomm anunciou o novo chip combinado Qualcomm Automotive Wi-Fi 5 e Bluetooth, o QCA6595AU, trazendo o alto desempenho duplo Wi-Fi 5 de controle de acesso médio (MAC) e a última geração do Bluetooth 5.1 para a indústria automotiva.

Projetado para atingir 1 Gbps, o QCA6595AU é complementar ao chip Qualcomm Automotive Wi-Fi 6 dual-MAC, o QCA6696, que pode atingir quase 1,8 Gbps de taxa de transferência, bem como ao chip MAC Wi-Fi 5 único, o QCA6574AU, que oferece até 867 Mbps de taxa de transferência.

Continua após a publicidade

Juntamente com o QCA6696 e o ​​QCA6574AU, o novo QCA6595AU completa o portfólio de produtos Wi-Fi e Bluetooth escaláveis ​​da Qualcomm Technologies para praticamente classes de veículos.

Projetado para atender à crescente demanda por conectividade veicular, o QCA6595AU oferece operação 2x2 de entrada múltipla e saída múltipla (MIMO) de 5 GHz e 1x1 entrada única e saída única (SISO) de 2,4 GHz de banda dupla (DBS) . A combinação de MIMO e SISO pode oferecer Wi-Fi de 5GHz de alta velocidade em todo o veículo, suportando dispositivos herdados de 2,4 GHz e Bluetooth de alta qualidade. Até 32 usuários podem ser conectados com protocolos WPA3 aprimorados para aumentar a segurança.

O QCA6595AU também oferece suporte a conexões Wi-Fi 5 de alta taxa de dados a pontos de acesso externos para serviços automotivos, como diagnóstico de veículos, atualizações de software e check-ins automáticos ao chegar às concessionárias. O Bluetooth 5.1 inclui suporte para Bluetooth Smart Long Range, ângulo de chegada (AoA) e ângulo de partida (AoD) para localização avançada de direção do dispositivo, a fim de alcançar a precisão relativa da localização do medidor.

O chip Qualcomm Automotive Wi-Fi 6 já foi selecionado por várias montadoras que projetam experiências premium de infotenimento e trazem as mais recentes tecnologias LTE 5G e gigabit para seus veículos. O novo QCA6595AU com gigabit Wi-Fi 5 e o mais recente padrão Bluetooth fornece às montadoras uma opção adicional para abordar casos de uso de Wi-Fi nas linhas de seus veículos.