Snapdragon 7 Plus Gen 1 surpreende e encosta na série 8 em teste vazado
Por Renan da Silva Dores • Editado por Wallace Moté |
Um teste do AnTuTu do suposto Snapdragon 7 Plus Gen 1, vazado pelo renomado leaker Digital Chat Station, indica que o ainda não anunciado chip intermediário premium da Qualcomm terá potência de sobra, a ponto de encostar em algumas das melhores soluções da família avançada Snapdragon 8. Equipado em um celular desconhecido da Realme, o processador conseguiu uma pontuação impressionante, equivalente à do Snapdragon 8 Plus Gen 1.
- Snapdragon 8 Gen 3: teste preliminar mostra chip mais poderoso que A16 Bionic
- Qualcomm pode lançar novas variantes de seus chipsets em breve
O resultado divulgado cita o chip de modelo SM7475, esperado como Snapdragon 7 Plus Gen 1 — o 7 Gen 1 padrão atende pelo modelo SM7450 — , e apresenta pontuação total de 1.029.731 pontos, com destaque para a seção dedicada à CPU, que sozinha representa 248.132 pontos. Esses números impressionam por serem quase idênticos aos atingidos por celulares equipados com o, em teoria, mais poderoso Snapdragon 8 Plus Gen 1.
Em um Xiaomi Mix Fold 2, a antiga solução premium da Qualcomm chegava a 1.054.035 pontos, com 247.416 pontos vindos da CPU. Essa seria a primeira vez desde o surgimento da série 7 que um processador intermediário da marca encostaria em um componente da série 8 tão recente, e proporcionaria aos celulares intermediários premium um nível de desempenho suficiente para serem atraentes até mesmo para o público mais entusiasta.
O próprio Digital Chat Station reforça o potencial do Snapdragon 7 Plus Gen 1 e de seu sucessor, o Snapdragon 7 Gen 2, ao citá-los em outra publicação. O leaker sugere que a MediaTek, principal rival da Qualcomm, precisará trazer melhorias significativas em um eventual Dimensity 8300, cotado para ser o concorrente do 7 Gen 2, caso queira se manter competitiva nesse segmento — a solução proposta pelo informante seria lançá-lo como uma versão simplificada do atual flagship da companhia, o Dimensity 9200.
Realme GT Neo 5 SE deve estrear Snapdragon 7 Plus Gen 1
Ainda segundo as informações, o dispositivo da Realme encontrado no teste é o Realme GT Neo 5 SE, primeira versão "SE" da linha, que pode chegar como uma versão simplificada do GT Neo 5 apresentado nesta semana. Com exceção do uso do chipset promissor da Qualcomm, nenhum detalhe do aparelho é conhecido, apesar de ser possível especular que a ficha técnica será similar à do GT Neo 5 padrão.
Se este for o caso, podemos esperar por um visual inspirado em carros de corrida, tela AMOLED com alta taxa de atualização e carregamento super rápido de pelo menos 150 W. Digital Chat Station não confirma as especificações, mas sugere que a estreia do GT Neo 5 SE está próxima, podendo acontecer entre março e abril deste ano. Mais interessante é que o informante também menciona o Redmi Note 12 Turbo.
Ainda não anunciado, o aparelho da Xiaomi foi vazado recentemente e também seria um dos primeiros a utilizar o Snapdragon 7 Plus Gen 1, tendo uma janela de lançamento parecida com a do novo celular da Realme.
Fonte: NotebookCheck, MySmartPrice