Snapdragon 6 Gen 3 chega com IA aprimorada para intermediários
Por Vinícius Moschen • Editado por Léo Müller |
A Qualcomm acaba de atualizar a sua linha de processadores com o Snapdragon 6 Gen 3. O chip ganhou melhorias de inteligência artificial (IA), entre outras novidades.
Conforme a empresa, as evoluções de IA devem afetar especialmente algumas tarefas específicas, como a medição de atividades físicas, e o cancelamento de ruído durante chamadas.
Já em termos de performance, ele se aproxima do Snapdragon 7s Gen 2, chip anunciado na linha superior, e que aparece em celulares como o Realme 12 Pro Plus.
Afinal, ele traz quase a mesma configuração de núcleos da CPU, com 4x Cortex-A78 de 2,4 GHz para alto desempenho. Ele também tem 4x Cortex-A55 como o 7s Gen 2, mas neste caso as frequências de 1,8 GHz são um pouco mais baixas em comparação com os 1,95 GHz da plataforma anterior.
Para o processamento gráfico, a plataforma tem a GPU Adreno 710 semelhante à usada no 7s Gen 2. Há suporte para RAM LPDDR4 de padrão mais antigo, e também ao novo LPDDR5.
No entanto, o 6 Gen 3 suporta apenas o padrão de armazenamento UFS 3.1, e não o UFS 4.0 presente nos celulares mais avançados da atualidade.
O novo chip ainda traz suporte para aparelhos com telas Full HD+ que tenham taxas de atualização a até 120 Hz, e não 144 Hz como visto no 7s Gen 2. Na prática, isso não deve fazer tanta diferença, já que os intermediários não costumam chegar até a frequência extrema de display.
Ele é compatível com capturas de fotos a até 200 MP, 48 MP para leituras contínuas, além de conjuntos com 32 e 16 MP. Em conectividade, há suporte para Bluetooth 5.2 e Wi-Fi 6E.
Ainda não foram divulgados os primeiros celulares que trarão o novo processador, mas ele deve começar a aparecer em breve em modelos de preço acessível.