Publicidade

O que é o cancelamento eletrônico de ruído (ENC)?

Por  • Editado por  Wallace Moté  | 

Compartilhe:
(Imagem: Divulgação/Bose)
(Imagem: Divulgação/Bose)

Quando se procura por um fone de ouvido, é bastante comum encontrar modelos que têm tecnologia de ENC, que pode ser interpretada por engano como cancelamento eletrônico de ruído. Na verdade, a sigla faz referência à sigla “Environmental Noise Cancellation”, ou Cancelamento de Ruído Ambiente em tradução direta.

Na prática, a solução está presente em fones de ouvido de diferentes faixas de preço, e serve com um objetivo específico: melhorar a qualidade de ligações feitas com eles — sendo assim diferente do cancelamento ativo de ruído (ANC), que tem foco em "apagar" os barulhos do mundo externo para que você foque em ouvir suas músicas, vídeos e jogos.

O que é ENC

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Praticamente todos os modelos de fone de ouvido trazem microfones internos para captar o áudio em chamadas telefônicas ou pela internet. Em resumo, o cancelamento de ruído ambiente é responsável por abafar sons externos que possam afetar o entendimento da voz falada nestas ligações.

Imagine que, por exemplo, uma chamada aconteça em um local com muito vento. Dependendo da intensidade, o ruído pode fazer com que não se entenda o que está sendo falado, e é neste ponto que o ENC passa a funcionar.

Microfones de diferentes tipos já usam cancelamento passivo para minimizar o efeito de ruídos externos por meio de acessórios, como espumas ou outros tipos de coberturas que “param” o vento. No entanto, o ENC usa uma solução mais tecnológica, com a implementação de algoritmos que funcionam em conjunto com os componentes que capturam o áudio.

Como o ENC funciona

Para entender como funciona o cancelamento de ruído ambiente, é necessário relembrar que o áudio se propaga por meio de ondas sonoras de alta ou baixa frequência. Portanto, de forma simplificada, é possível imaginá-lo como ondas formadas na água após uma pedra ser atirada em um lago.

Este corpo de água passará a oscilar, ou seja, ter níveis mais altos e mais baixos em sequência. É assim que o som funciona, mas em uma velocidade bem mais alta.

O papel do ENC é identificar essas oscilações do som, e aplicar um sinal de fase oposta para neutralizá-lo. Ou seja, quando o ruído está em uma fase alta, o algoritmo do fone “joga” um sinal de fase baixa e com o mesmo ganho (intensidade), e no final das contas é como se nenhum som tivesse sido emitido.

Continua após a publicidade

Naturalmente, isso é feito de maneira inteligente — afinal, o objetivo não é neutralizar todo o som, e sim apenas aquele que incomoda. Desta forma, com um ENC bem aplicado, a sensação será de que a pessoa está falando em um estúdio, e não em um ambiente aberto.

Portanto, as etapas de funcionamento do ENC incluem:

  1. Captura: os microfones integrados aos fones de ouvido com cancelamento capturam o áudio, tanto do ambiente como da voz;
  2. Análise de ruído: algoritmos desenvolvidos pelas marcas de fones analisam o som, e identificam o que é útil e o que pode ser “eliminado”;
  3. Geração de antirruído: para cada momento da frequência não desejada, é emitido um sinal oposto que o compensará;
  4. Combinação de ruído e antirruído: quando os dois são combinados, o ruído indesejado é totalmente abafado.
Continua após a publicidade

Alguns ruídos de fundo são mais “fáceis” de neutralizar que outros. Em geral, sons constantes (como um vento consistente, ventilador ligado ou uma turbina de avião) costumam ser abafados com mais sucesso em fones com ENC, em comparação com ambientes de ruídos interrompidos (como alguém ao lado dando marteladas ou um cachorro latindo, por exemplo).

Possíveis utilizações do ENC

Em geral, o ENC é mais útil para quem costuma fazer várias ligações com os fones de ouvido. A tecnologia pode ser usada em locais como:

  • Ambientes de trabalho: reuniões de trabalho podem ser entendidas com mais facilidade e qualidade com o uso do ENC, especialmente em escritórios com espaço dividido entre várias pessoas;
  • Transporte público: até um certo limite, o ENC poderá cancelar o som de motores e conversas paralelas em ônibus, trens e metrô, por exemplo;
  • Áreas de alta urbanização: sons de trânsito, sirenes e obras podem ser amenizados, se não cancelados, pelo ENC;
  • Áreas industriais: pessoas que frequentam locais com maquinário barulhento também podem ser beneficiar da tecnologia.
Continua após a publicidade

ENC vs ANC

Muitos fones de ouvido contam com o chamado cancelamento de ruído ativo (ANC), além do ENC. Assim como as siglas das duas tecnologias são parecidas, o funcionamento dos diferentes tipos de cancelamento também é bastante semelhante.

A diferença do ANC é que ele funciona para quem está escutando algo pelo fone de ouvido, e não para quem está falando. Afinal, ele usa tecnologias semelhantes para abafar sons indesejados ao mesmo tempo em que é possível ouvir música.

Ou seja, o ANC pode ser útil para pessoas que costumam ficar em ambientes com bastante barulho externo, como áreas urbanas. Em alguns casos, a tecnologia é usada mesmo quando não há nenhuma música tocando nos fones, para ajudar na concentração e reduzir o nível de distrações, por exemplo.

Continua após a publicidade

No entanto, o ANC precisa ser usado com cuidado. Afinal, em alguns locais é preciso prestar atenção no que está ocorrendo em volta — como em ruas movimentadas com tráfego de veículos.

Neste caso pode ser útil usar o chamado Modo Transparência, que costuma fazer exatamente o contrário do ANC, e amplificar sons externos. Esta configuração também pode ser útil para manter conversas presenciais com outras pessoas, sem a necessidade de tirar os fones dos ouvidos.

Tanto o ANC como o Modo Transparência costumam ter configuração por meio de aplicativo de smartphone, inclusive com diferentes níveis entre os dois.

Continua após a publicidade

Fonte: Baseus