Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Sem alarde, Intel lança CPU Meteor Lake super básica

Por| Editado por Jones Oliveira | 05 de Abril de 2024 às 22h00

Link copiado!

Intel / Divulgação
Intel / Divulgação
Tudo sobre Intel

Após ter anunciado a geração Core Ultra no fim de 2023 e ter lançado os modelos vPro em fevereiro, a Intel lançou um novo processador de entrada sem alarde nenhum. Trata-se do Intel Core Ultra 5 115U, a CPU mais fraca dessa geração, com apenas oito núcleos e especificações bem baixas, indicado somente para tarefas simples.

Sem nenhum tipo de divulgação ou marketing, o Core Ultra 5 115U se torna o modelo mais básico de toda família Meteor Lake lançada para notebooks e dispositivos portáteis até o momento. O modelo mantém a arquitetura desagregada dos outros SKUs, mas possui somente 8 núcleos, sendo dois de performance, quatro de eficiência e mais dois de baixo consumo.

A quantidade de cache também é baixa, visto que a capacidade total gira em torno de 10 MB. Sobre a placa gráfica integrada, no site oficial consta que a companhia retirou um núcleo Xe, portanto, o Ultra 115U possui apenas 3 dessas estruturas em sua GPU simplificada.

Continua após a publicidade

Baixo consumo e pouco desempenho

Por ter o sufixo U, o Intel Core 5 115U é um processador de baixa tensão. Nas especificações técnicas ele tem um TDP (Thermal Design Power) de 15 W, mas pode chegar a 57 W de consumo total, ou seja, é um produto destinado para notebooks bem básicos do uso cotidiano. Inclusive, esses são os mesmos números do Core Ultra 135U, que conta com 12 núcleos híbridos e mais cache. Felizmente, o novo 115U mantém sua NPU dedicada para ciclos de IA.

Intel Core Ultra 5 115U
Núcleos8 (2+4+2)
Threads10
Frequência máxima4,2 GHz
Cache10 MB
TDP15 W
GPUIntel Graphics
NPUSim

O site oficial da Intel ainda lista o processador com lançamento marcando a data do último trimestre de 2023. É provável que seja um erro, já que essa é a primeira vez que a CPU aparece em algum banco de dados da empresa. Aliás, vale notar que nenhum notebook ou mini-PC com o modelo foi encontrado até agora. 

É provável que vejamos mais do Intel Core Ultra 5 115U em notebooks de entrada nas próximas semanas.