Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Seagate anuncia HDDs de 32 TB para 2024 e acima de 40 TB para 2025

Por| Editado por Jones Oliveira | 08 de Novembro de 2023 às 10h45

Link copiado!

Seagate anuncia HDDs de 32 TB para 2024 e acima de 40 TB para 2025
Seagate anuncia HDDs de 32 TB para 2024 e acima de 40 TB para 2025

A Seagate está escalonando a capacidade de seus HDDs HAMR (gravação magnética assistida via calor) para 32 TB no primeiro trimestre de 2024. Além disso, a empresa anunciou que a produção em massa de discos com essa tecnologia e capacidade superior a 40 TB começa em 2025.

As informações foram revelados no último relatório fiscal da Seagate, apresentado no último dia 26 de outubro. Entre outros detalhes, a fabricante enfatizou que, para atingir essa capacidade, ainda não será necessário aumentar o número de, atualmente, 10 discos associados, graças aos novos cabeçotes de escrita auxiliada por laser e outras tecnologias.

“Nós ainda pretendemos escalonar agressivamente produtos com 3 TB por disco baseado na tecnologia HAMR já no início de 2024.”, afirmou Dave Mosley, CEO da Seagate.
Continua após a publicidade

Manutenção da infraestrutura atual

Um problema potencial para o escalonamento de tecnologias de armazenamento é a compatibilidade com a infraestrutura instalada, especialmente em tempos em que a maior parte da computação acontece em servidores remotos. Uma evolução que eventualmente exija uma atualização mais profunda desses servidores pode representar um problema tanto para as empresas quanto para as fabricantes de HDDs.

Isto porque a migração de dados no caso de uma infraestrutura completamente nova pode resultar em quedas nos serviços. Dessa forma, além do custo dos componentes, a interrupção na operação pode sair ainda mais cara, fazendo com que empresas demorem mais a adotar os novos produtos.

Segundo Mosley, os novos drives da Seagate irão contar com “capacidades iniciais de 30 TB e oferecem flexibilidade para adotar [padrões de gravação] tanto CMR (Gravação Magnética Convencional) quanto SMR (Gravação Magnética de Setores Sobrepostos)”. Isso garante que os novos discos sejam compatíveis com infraestrutura atual, permitindo uma substituição apenas dos drives, e não de servidores inteiros.

🛒Compre HDs e SSDs da Seagate com o melhor preço!

🛒Compre Servidores de Armazenamento via Rede NAS com o melhor preço!