Publicidade

Samsung teria criado time para desenvolver chip substituto do Exynos

Por| Editado por Wallace Moté | 14 de Dezembro de 2022 às 11h35

Link copiado!

Samsung
Samsung
Tudo sobre Samsung

Segundo informações do portal The Elec, a Samsung teria estabelecido neste mês um novo time responsável por desenvolver um chipset próprio otimizado para a família de smartphones Galaxy. A empresa já possui um grupo parecido de engenheiros, mas sob o comando da System LSI, time integrado à divisão de fabricação de chips e outros componentes da marca, situação tida como um dos motivos para os problemas da linha Exynos.

De acordo com os detalhes, o time fará parte da Samsung MX (Mobile eXperience), responsável pelos smartphones, e será liderado pelo vice-presidente executivo Choi Won-joon, nomeado chefe da MX em uma reestruturação feita no início de novembro. Um ponto interessante a ser destacado é que, especialista em chips de redes sem fio, Won-joon fazia parte da Qualcomm até 2016, quando se juntou à gigante sul-coreana.

A ideia do novo grupo seria trabalhar para otimizar os chips da família Exynos para a linha Galaxy, ainda que as fontes do The Elec também sugiram que a equipe possa trabalhar em uma plataforma inédita própria. Estando sob o guarda-chuva da Samsung MX, esses engenheiros poderiam trabalhar melhor no projeto do processador, que diferente do modelo atual do Exynos, seria 100% voltado para os celulares da empresa, ao estilo do que a Apple faz com os chipsets do iPhone.

Continua após a publicidade

Solicitada pelo portal de notícias a comentar o caso, a Samsung preferiu não se pronunciar. No entanto, rumores já indicavam essa possibilidade e, na verdade, a própria gigante já havia afirmado que trabalharia em maneiras de aprimorar a otimização dos próprios processadores, quando pediu desculpas pelo desempenho muito abaixo do esperado apresentado pelo Exynos 2200 na linha Galaxy S22.

Os flagships da empresa para 2022 sobreaqueciam drasticamente, a ponto de ter sido necessário limitar os processadores via software para mantê-los sob controle. A situação chegou a afetar o Snapdragon 8 Gen 1 — um dos fatores creditados a levar a Qualcomm a lançar o Snapdragon 8 Plus Gen 1 feito pela TSMC —, mas a plataforma proprietária da Samsung foi a maior afetada.

Continua após a publicidade

O golpe foi grande considerando os esforços da marca em trazer novidades e afastar a imagem negativa da linha Exynos, incluindo a parceria com a AMD para implementar tecnologias da arquitetura RDNA 2 na GPU. As decisões não tiveram os resultados esperados, com a Xclipse 920, o chip gráfico integrado do Exynos 2200, ficando muito atrás da Adreno 730 utilizada pelo Snapdragon rival.

Em meio ao cenário conturbado, a Samsung deve passar a utilizar apenas processadores da Qualcomm globalmente em seus flagships, ao menos por enquanto, podendo inclusive estabelecer uma parceria para receber versões exclusivas do Snapdragon. Segundo os rumores, a situação mudaria apenas em 2024, quando o novo Exynos, ou seu suposto substituto, melhor otimizado, seria apresentado.

Fonte: GSMArena